Covid-19: Moçambique recebe mais de 320 mil doses de vacinas da Noruega e Bélgica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 20 out 2021 (Lusa) -- Moçambique recebeu hoje cerca de 330 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus doadas pelos governos da Noruega e da Bélgica, no âmbito do mecanismo internacional Covax de apoio à vacinação, anunciaram as entidades num comunicado conjunto.

Segundo o comunicado, 179.800 doses de vacinas foram doadas pelo Governo norueguês e 149.760 pela Bélgica, totalizando 329.560 doses.

De acordo com o documento, a doação "complementa as 1.318.560 doses de vacina já obtidas pelo Governo" moçambicano, com o apoio de "vários parceiros, no âmbito da iniciativa Covax".

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, cerca de dois milhões de pessoas foram vacinadas em Moçambique, quase 12% dos 17 milhões de pessoas que o Governo pretende abranger até final de 2022.

Arrancou hoje no país a terceira fase de vacinação contra a covid-19, prevendo-se abranger cerca de sete milhões de pessoas até março de 2022, entre as quais mulheres grávidas e lactantes com pelo menos 18 anos e três semanas de gestação, segundo as autoridades de Saúde.

O processo de vacinação contra o novo coronavírus em Moçambique iniciou-se em março, abrangendo grupos prioritários, entre os quais profissionais de saúde e agentes da polícia, seguindo-se em agosto a vacinação em massa.

Moçambique tem um total acumulado de 1.927 mortes e 151.136 casos, dos quais 98% recuperados.

A covid-19 provocou pelo menos 4.902.638 mortes em todo o mundo, entre mais de 241,03 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LYN // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.