OE2022: Marcelo só equacionará eleições antecipadas no "seu tempo devido"

| Política
Porto Canal com Lusa

Braga, 18 out 2021 (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje estar a aguardar o desenvolvimento das negociações do Orçamento de Estado para 2022, remetendo o eventual cenário de eleições legislativas antecipadas para "o seu tempo devido".

"Tudo tem o seu tempo devido e deve ser assim", referiu Marcelo aos jornalistas, em Braga, quando questionado se começa a equacionar o cenário de eleições antecipadas.

O chefe de Estado considerou necessário esperar pelos próximos dias para se saber qual a evolução das negociações para perceber se o Orçamento do Estado para 2022 é ou não aprovado.

"Vamos deixar ver os próximos dias e logo veremos", acrescentou, falando à margem de uma conferência sobre "Fundos Europeus: O Minho e a Galiza".

Na intervenção na conferência, Marcelo já tinha dito esperar que os próximos anos não sejam de campanha eleitoral, sublinhando ser "um mau sinal" quando as eleições não ocorrem no calendário previsto.

Para Marcelo, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é "um momento particularmente importante, único e singular".

"Não vamos ter muitos fundos como estes no futuro e temos um prazo muito curto para os utilizarmos", alertou.

Por isso, considerou que o discurso sobre os fundos é um discurso nacional e não é um discurso partidário.

"Não é um discurso do Governo ou da oposição. Ganhamos todos ou perdemos todos e, por isso mesmo, não é por natureza eleitoral", disse ainda.

VCP // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.