Info

Registados 7.610 fogos que consumiram 27.118 hectares de área ardida este ano

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 out 2021 (Lusa) - Os 7.610 incêndios rurais que deflagraram desde o início do ano consumiram 27.118 hectares, registando 2021 o menor número de fogos e o segundo melhor em área ardida da última década, indicou hoje o Ministério da Administração Interna.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) dá conta dos números provisórios de incêndios rurais até 15 de outubro, destacando que "o ano de 2021 regista o menor número de incêndios desde 2011 e o segundo menor da década no que diz respeito à área ardida".

Os dados do Ministério tutelado por Eduardo Cabrita referem que este ano os incêndios rurais diminuíram 16,3% em relação a 2020 e a área ardida desceu 58,8% e precisam que entre 2018 e 2021 "registaram-se quatro dos cinco anos melhores anos da década no que diz respeito ao número de ocorrências e também no que concerne ao total de área ardida".

Segundo o MAI, 83% dos fogos tiveram uma área ardida inferior a um hectare, registando-se 30 ocorrências com uma área ardida igual ou superior a 100 hectares e apenas dois com área ardida igual ou superior a 1.000 hectares.

"A percentagem de incêndios dominados no ataque inicial (primeiros 90 minutos da ocorrência) situa-se acima dos 92%, indicador que demonstra a adequação do Dispositivo Especial de Combates a Incêndios Rurais e o trabalho de todos os agentes de proteção civil envolvidos no combate aos incêndios rurais", refere o Ministério.

O MAI recorda que devido às previsões meteorológicas, que continuam favoráveis à ocorrência e desenvolvimento de incêndios rurais, o ministro da Administração Interna prorrogou, até 31 de outubro, o dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais nos corpos de bombeiros "de modo a assegurar a manutenção de um dispositivo de resposta adequado ao risco de incêndio rural".

O dispositivo terrestre é constituído por 3.933 bombeiros, correspondendo a 798 equipas, apoiados por 848 veículos, que complementam o dispositivo permanente terrestre e os 41 meios aéreos que se mantêm ao serviço até ao final de outubro.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal com 21 mortes nas últimas 24 horas, o valor mais elevado desde março

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 2.535 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 21 mortes atribuídas à covid-19, registando-se uma ligeira redução dos internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Visitas a lares e unidades de saúde possível com autoteste desde que supervisionado

As visitas a lares de idosos, estruturas de cuidados continuados ou utentes internados em unidades de cuidados de saúde podem ser feitas com recurso a autotestes, realizados no local ou até 24 horas antes, desde que o processo seja supervisionado.

Motorista de ministro da Administração Interna acusado de homicídio por negligência

O motorista do carro onde seguia o ministro da Administração Interna e que atropelou mortalmente um trabalhador na A6 foi acusado de homicídio por negligência, segundo despacho de acusação do Ministério Público hoje divulgado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.