Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Impostos sobre gasóleo e gasolina baixam até 31 de janeiro. Governo devolve 60 ME de IVA arrecadados com subida dos combustíveis

Impostos sobre gasóleo e gasolina baixam até 31 de janeiro. Governo devolve 60 ME de IVA arrecadados com subida dos combustíveis
| Economia
Porto Canal com Lusa

O Governo vai repercutir na diminuição das taxas de ISP os cerca de 60 milhões de euros de IVA, arrecadados face ao aumento do preço médio de venda ao público dos combustíveis, anunciou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Aos bolsos dos consumidores a medida prevê uma redução de dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo.

"O Governo tomou hoje a decisão de reinstituir um modelo de devolução de receita de imposto que obtém por via do preço dos combustíveis. Em face do aumento do preço médio de venda ao público dos combustíveis, o Estado arrecada um valor superior a 60 milhões de euros de IVA e, por isso, vai repercutir na diminuição das taxas de ISP este valor de acréscimo que aufere", avançou António Mendonça Mendes, que falava aos jornalistas, em Lisboa.

A medida entra em vigor no sábado e prolonga-se até 31 de janeiro.

+ notícias: Economia

Trabalhadores em Portugal recebem 72% do salário bruto que lhes é pago

O salário líquido de um trabalhador com ordenado médio e sem filhos em Portugal correspondeu em 2021 a 72,0% do valor bruto recebido, abaixo da média de 75,4% dos 38 países da OCDE, revela hoje um estudo.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Festivais - JN North Festival