Especialista diz que plano contra doenças reumáticas passou de prioritário a inexistente

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out 2021 (Lusa) - O especialista Luís Cunha Miranda criticou hoje que o Plano Nacional Contra as Doenças Reumáticas tenha passado de "prioritário a não existente", afirmando que demonstra "uma falta de visão estratégica" relativamente às doenças e ao envelhecimento da população.

"Há dezenas de planos nacionais gerais e planos nacionais setoriais como os da obesidade, da hipertensão, da diabetes, mas nunca ninguém os avalia", lamentou à agência Lusa Luís Cunha Miranda, que apresentou hoje no Congresso Português de Reumatologia um estudo que avaliou a taxa de execução em 2021 do Plano Nacional Contra as Doenças Reumáticas (PNCDR): 2004-2014.

Para o ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), é "inexplicável" que o PNCDR, "um dos planos principais e prioritários de 2004 a 2014", tenha de repente deixado de existir, considerando também ser um erro "ninguém saber" a taxa de efetividade dos planos ao longo dos anos.

Foi por esta razão que Luís Cunha Miranda, juntamente com outros reumatologistas, decidiu avaliar o que estava previsto no plano e o que foi concretizado.

"Mesmo sete anos depois de ter terminado, temos apenas dois terços do plano feito", criticou, defendendo um novo plano com estratégias para reduzir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida dos doentes, que passam pelo encaminhamento precoce para a reumatologia e a redução do intervalo de diagnóstico.

Segundo o especialista, existem 16 hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que, "apesar de o Estado e do Ministério da Saúde dizerem que fazem parte da rede de referenciação hospitalar de reumatologia, não tem um único reumatologista".

"Em Portugal 50% da população não tem acesso à reumatologia, são mais de cinco milhões de pessoas", elucidou, apontando que há pouco mais de um ano faltavam 72 especialistas por todo o país, uma situação que deve manter-se e que se reflete nas listas de espera.

No Hospital Amadora-Sintra, ironizou, a lista de espera é de 25 anos, porque nunca teve um reumatologista e no Hospital Santo António no Porto é de cerca 150 anos.

"A questão fundamental é que nós sabemos e trabalhámos estes dados para poder dá-los à tutela, e sempre os demos ao longo do tempo", mas, vincou, "a inação e a falta de planeamento" resulta nesta realidade.

Aludindo à "grande discussão" que existe sobre a falta de médicos em diversos hospitais, Luís Cunha Miranda afirmou que só acontece porque "a tutela não quer saber quantos médicos é que faltam", porque "é facílimo saber esses dados".

"O que acontece é que se não se souber quantos anestesistas faltam, quantos reumatologistas faltam, quantos pediatras faltam, eles não estão em falta. Só quando há uma rutura numa urgência ou num hospital é que dizemos que faltam cinco no Barreiro, faltam dez noutro sítio", criticou.

No seu entender, isto acontece porque "não há um planeamento estratégico": "Aquilo que temos vindo a assistir é uma mentira calada que é: não queremos saber quantos faltam e quando faltam a gente vai vendo o que é que consegue desenrascar. Isto acontece com a reumatologia desde sempre".

Por isso, acrescentou, "o único planeamento estratégico que existe por parte dos ministros da Saúde em Portugal é o planeamento estratégico da sua carreira e dos seus, não é o planeamento estratégico dos doentes, das especialidades e dos hospitais".

Há também "uma mentira tremenda" ao dizer que é a Ordem de Médicos ou os médicos que bloqueia a formação de outros especialistas.

"Dou o exemplo da reumatologia que tem feito um esforço tremendo para pôr mais reumatologistas ao serviço do SNS. Neste momento, temos 84 internos, numa especialidade de 200 e tal pessoas, é muita gente", disse.,

Contudo, lamentou, "o que acontece é que vão ser desperdiçados porque ninguém os vai contratar porque não há planeamento, porque não há vagas".

Luís Cunha Miranda admitiu, contudo, que os formadores são "cada vez mais raros e mais escassos" no SNS porque estão a ir para o privado por falta de condições.

"É esse desbaratar do SNS e da qualidade assistencial do SNS que está a impedir que o SNS tenha maior capacidade de formar mais especialistas", rematou.

HN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.