PSD: Rangel renunciará ao mandato de eurodeputado se for eleito e promete "dois pés em Lisboa"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out 2021 (Lusa) - O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel assegurou hoje que renunciará ao mandato de eurodeputado se for eleito presidente do partido, e que não falou previamente com o Presidente da República sobre a sua candidatura.

Questionado pelos jornalistas, Rangel salientou que "na prática" as deslocações a Bruxelas e a Estrasburgo que fazem parte da vida de um deputado europeu "são incompatíveis com a liderança de um partido".

"Quando for eleito presidente do PSD vou renunciar ao mandato, pode não ser no primeiro dia ou mês a seguir às eleições,", afirmou, justificando a ponderação da data por ser membro da conferência sobre o futuro da Europa até abril, embora admitindo que a "tarefa gigantesca" de liderar um partido pode não ser compatível com esta participação.

Numa longa conferência de imprensa - mais de uma hora entre a apresentação e as respostas aos jornalistas - Paulo Rangel prometeu "ser um líder do PSD a 100% com os dois pés em Lisboa", fazendo questão de repetir esta referência à capital.

Questionado como fará a articulação com o grupo parlamentar - já que não é deputado -, Rangel admitiu tratar-se de um 'handicap' mas lembrou outros líderes sociais-democratas que não estavam na Assembleia.

"Terei uma relação estreitíssima com o grupo parlamentar, usarei o meu gabinete no grupo parlamentar intensamente, porque entendo este como o braço armado do partido", afirmou.

Num outro recado implícito ao atual presidente do PSD, Rui Rio, Paulo Rangel frisou ser "um parlamentar".

"Não pertenço àqueles que acham que o parlamento é um órgão que deve ser desvalorizado, pertenço justamente ao contrário", afirmou, escusando-se a adiantar já nomes que gostaria de ver à frente da liderança da bancada, caso seja eleito presidente.

Questionado se informou previamente o Presidente da República e antigo líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, de que se iria candidatar à presidência do PSD, Rangel foi claro.

"Nunca falei com o Presidente da República sobre esta matéria (...) Aliás, há meses que não falo com o Presidente da República, coisa que até não é muito comum", frisou.

SMA // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.