Info

Santa Casa da Misericórdia do Porto organiza homenagem a Manuel Clemente

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 18 mai (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai organizar, em junho, uma homenagem ao bispo do Porto, Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa, figura que, na opinião do provedor da instituição, marcou a cidade.

Em declarações à Lusa, o provedor da SCMP, António Tavares, disse ter recebido o anúncio da nomeação de Manuel Clemente para patriarca de Lisboa com "muita satisfação e alegria", não duvidando de que, num momento "difícil" da vida nacional, vai executar "esta missão com muita determinação e bondade".

"Será sempre uma voz a favor daqueles que não têm quem os defenda no dia de hoje e estou-me a referir claramente aos mais jovens e aos mais idosos da nossa sociedade e que são aqueles mais desprotegidos", disse António Tavares.

A homenagem vai decorrer no Palácio da Bolsa, no Porto, no próximo mês, com o objetivo "de congregar à sua volta muitas das instituições da cidade e será uma maneira de os homens e mulheres do Porto dizerem que não se esquecem do seu bispo e daquilo que Manuel Clemente fez enquanto cá esteve".

O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.

"O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.

A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente, revelou à Lusa fonte eclesiástica.

TDI (ACG/ARP/JYMC) // CC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Explosão de etanol em escola superior de Ponte de Lima faz dois feridos graves

Duas funcionárias de 52 e 53 anos ficaram hoje feridas com gravidade na sequência da explosão de etanol de um equipamento que aquecia refeições, na Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Marta Temido diz que "entidades do setor não lucrativo poderão ser envolvidas nos testes"

A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou hoje que está a ser estudada a possibilidade de envolver “outras entidades do setor não lucrativo” para que seja possível dar resposta à procura de testes comparticipados de covid-19.

Maquinistas da Metro Porto em greve devido a "impasse de negociações"

Os maquinistas da Metro Porto encontram-se durante esta sexta-feira em greve e, segundo declarações do dirigente do sindicato dos maquinistas, Hélder Silva, ao Porto Canal, disse que esta greve "deve-se ao impasse de negociações com a subconcessionária da Metro Porto" explicando que "já andam em negociações há mais de um ano, mas sem evoluções". Hélder Silva referiu ainda que a greve "está com 100% de adesão" e sem "serviços mínimos".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.