Portugal com 691 ME em transferências bancárias imediatas pan-europeias no 1.º ano de ligação

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 14 out 2021 (Lusa) -- Os prestadores de serviços de pagamentos da comunidade bancária portuguesa concretizaram 418 mil transferências imediatas, no valor de 691 milhões de euros, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o primeiro ano de ligação ao TIPS.

Segundo dados avançados hoje pelo Banco de Portugal (BdP), no dia em que se assinala um ano de ligação da comunidade bancária nacional ao TIPS - TARGET Instant Payment Settlement, o serviço disponibilizado pelo Eurossistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu, neste período Portugal assumiu-se como "o sétimo país mais ativo no TIPS".

Com um total de cerca de 418 mil transferências imediatas, no valor de 691 milhões de euros, enviadas e recebidas pelos prestadores de serviços de pagamentos da comunidade portuguesa, a média diária foi de cerca de 1.678 transferências, no montante de 2,8 milhões de euros, tendo o valor médio por transferência rondado os 2.300 e 1.400 euros, respetivamente.

O balanço hoje feito pelo BdP indica ainda que "a maior parte das transferências imediatas da comunidade bancária nacional é enviada para Espanha e recebida dos Países Baixos".

O TIPS permite aos prestadores de serviços de pagamento assegurarem o processamento contínuo de transferências imediatas, 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, com disponibilização dos fundos nas contas dos beneficiários em poucos segundos.

Aquando da ligação da comunidade nacional ao TIPS, em outubro de 2020, os clientes de 14 prestadores de serviços de pagamento nacionais passaram a conseguir realizar transferências imediatas para cerca de 4.000 bancos de sete países europeus: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Letónia e Países Baixos.

Um ano depois, o serviço foi adotado por mais dois prestadores de serviços de pagamento nacionais e mais cerca de 500 prestadores de serviços de pagamento de países como a Bélgica, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Lituânia e Luxemburgo.

De acordo com o BdP, "até ao final de novembro de 2021 é expectável que se juntem ao TIPS mais cerca de 2.140 prestadores de serviços de pagamento (incluindo da Finlândia e da Grécia), na sequência das medidas definidas pelo Conselho do Banco Central Europeu para assegurar o alcance pan-europeu das transferências imediatas através do TIPS".

Atualmente, o sistema liquida transferências apenas em euros, mas irá permitir também a liquidação de transferências em coroas suecas e coroas dinamarqueses, em 2022 e 2025, respetivamente (para os clientes com contas denominadas nestas moedas).

Adicionalmente, refere, "está a ser analisada a possibilidade de serem processadas no TIPS transações entre diferentes moedas ('cross-currency').

Segundo salienta o Banco de Portugal, "o TIPS é, e será ainda mais, instrumental para que as transferências imediatas se transformem no 'novo normal'".

PD // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.