Inflação na China sobe 0,7% em setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 14 out 2021 (Lusa) -- O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, o principal indicador da inflação no país, subiu 0,7%, em termos homólogos, em setembro, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE).

Isto representa uma queda de 0,1% em relação aos números do mês anterior, voltando a ficar novamente abaixo do esperado pelos analistas, que previam uma subida de cerca de 0,9% para setembro.

Trata-se do sétimo mês consecutivo em que este indicador regista uma subida homóloga, depois de ter caído 0,3% e 0,2%, respetivamente, em janeiro e fevereiro - meses marcados por surtos do novo coronavírus no norte da China.

É também o quarto mês consecutivo de desaceleração do IPC, que atingiu o pico deste ano em maio, quando subiu 1,3%.

Na comparação homóloga, os preços dos produtos alimentares caíram 5,2%, em setembro, enquanto os preços dos produtos não alimentares aumentaram 2%.

O GNE também divulgou hoje o Índice de Preços ao Produtor (PPI), um indicador da inflação nas vendas por grosso, que registou um crescimento homólogo de 10,7%.

Isto representa um avanço de 1,2% em relação à marca de agosto, que já havia sido a maior para este indicador em quase 13 anos.

Os preços industriais continuam a ser afetados pelo aumento dos custos das matérias-primas.

JPI // PTA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.