Presidente do sindicato dos tripulantes quer evitar greve na TAP e apela para outras medidas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 13 out 2021 (Lusa) -- O presidente do SNPVAC quer evitar que da assembleia-geral desta quinta-feira saia a ideia de uma greve na TAP dado o descontentamento com o "não pagamento de horas extra", que seria "perigosa", apelando a outros mecanismos de resolução.  

Em declarações à Lusa, O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, explicou a razão da convocação da assembleia-geral extraordinária de quinta-feira, que serve para debater o não pagamento de horas extra aos tripulantes de cabine, que o sindicato diz estar a violar o acordo de emergência assinado com a companhia aérea. 

"O objetivo é os tripulantes de cabine associados do SNPVAC tomarem conhecimento desta situação e da interpretação que a TAP faz, de maneira que esta possa ser depois resolvida em tempo útil e para que o acordo de emergência seja cumprido na sua totalidade", indicou.

"Os tripulantes de cabine deram uma prova inequívoca de solidariedade uns com os outros, ao reduzirem 15% do seu período normal de tempo de trabalho e por consequência do seu vencimento para preservar o posto de trabalho do colega", salientou, acrescentando que também "cabe à TAP e ao Governo olharem para esta situação com principal importância porque foram todos intervenientes".

Henrique Louro Martins garante que o pagamento destas horas não foi revogado no acordo de emergência, afirmando que "as cláusulas revogadas no acordo de emergência estão lá bem claras e explícitas".

Segundo o presidente do sindicato, esta questão agudizou-se "nos meses de junho e julho, não em todas as categorias profissionais, mas em algumas, considerando urgente que a TAP "corrija" a questão.

Questionado sobre se a mudança de administração da companhia aérea teve alguma influência nesta questão, o líder sindical disse achar que não. "Isto é uma matéria apenas de [interpretação de] português e de a TAP querer por si só cumprir o que está escrito".

Acerca de uma possível greve para protestar sobre o não pagamento de horas extra, Henrique Louro Martins disse que a "palavra greve numa fase destas poderá ser muito perigosa".

"Antes da greve existem mecanismos que têm de ser usados por todos os sindicatos, nomeadamente o nosso, e principalmente numa fase tão complicada como a que vivemos. O sindicato que faz um acordo de emergência para salvar 700 postos de trabalho não pode depois vir lançar uma greve. Mas há aqui vários recursos", garantiu, apontando uma possível mediação pelo Ministério do Trabalho e negociações com o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Segundo o presidente do SNPVAC, "todos os acordos têm problemas", apontando que já imaginava que "isto ou outra questão qualquer" fosse surgir.

"Não me surpreende, os sindicatos têm que mostrar que têm razão para a situação ser corrigida", afirmou.

Acerca da situação da TAP, Henrique Louro Martins disse que "parece ter alguma retoma", mas alertou para a necessidade de aprovação do plano de reestruturação da companhia, por parte de Bruxelas.

"Sem o plano é completamente prematuro falar do que quer que seja", indicou, referindo que este instrumento "tarda em sair" e recordando que "foi pedida a investigação aprofundada".

Isso "deixa-nos preocupados porque um plano que é limpo não precisa de investigação aprofundada", realçou, sublinhando, no entanto, que é preciso aguardar pelo resultado e "depois ter uma ideia formada e tomar decisões sobre o que se vai fazer".

O SNPVAC convocou os associados da TAP para uma assembleia-geral de emergência esta quinta-feira para discutir "medidas a tomar" face ao não pagamento de horas extraordinárias previsto no acordo de empresa.

"A pedido da direção, e dando cumprimento aos Estatutos do SNPVAC [...], convoco os associados da TAP Air Portugal para se reunirem em assembleia-geral de emergência, no próximo dia 14 de outubro de 2021, às 10:00, no Campo Pequeno, sito em Lisboa", lê-se convocatória para a reunião, publicada na imprensa.

O ponto único da ordem de trabalhos é o "incumprimento da empresa quanto à articulação do disposto nas subalíneas a) e d) da alínea f), da Cláusula 4.ª do Acordo Temporário de Emergência com o disposto na Cláusula 8.ª ('Block-pay' e 'Duty-pay') do Regulamento de Remunerações, Reformas e Garantias Sociais do Acordo de Empresa, em vigor, publicado no BTE [Boletim do Trabalho e Emprego] n.º 8, 1.ª série, de 28.02.2006 e medidas a tomar".

A TAP assinou em fevereiro deste ano Acordos Temporários de Emergência com todos os sindicatos no contexto da declaração da companhia como Empresa em Situação Económica Difícil (SED), de forma a permitir a reestruturação da companhia

 

ALYN (PD) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.