Desenvolvido capacete médico com ventilação que permite segurança em cirurgias de risco

Desenvolvido capacete médico com ventilação que permite segurança em cirurgias de risco
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) desenvolveu, em colaboração com o CEiiA, um capacete médico que, com ventilação, permite "trabalhar com segurança e conforto" em intervenções cirúrgicas em que há riscos associados a agentes infecciosos ou desconhecidos.

Foi de uma "insónia" de Francisco Serdoura, médico ortopedista do CHUSJ, que surgiu a ideia de desenvolver um dispositivo médico que permitisse "trabalhar com segurança, com a cara destapada e em condições covid-19 com o mínimo de conforto".

"No início da pandemia da covid-19 tivemos a perceção da dificuldade de aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) e das condições em que, de facto, os profissionais trabalhavam com máscaras e óculos", afirmou o clínico, acrescentando que a perceção destas dificuldades se adensou quando operou o primeiro doente com o SARS-CoV-2.

Ciente das dificuldades enfrentadas em ambientes de elevado risco, Francisco Serdoura lançou o repto ao CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, sediado em Matosinhos, para que trabalhassem juntos no desenvolvimento de uma solução: um capacete médico.

Um ano e meio depois do repto lançado, o protótipo do capacete médico (ainda sem nome atribuído), além da proteção, segurança e conforto, incorpora um sistema de ventilação.

"O equipamento permite que a pessoa tenha ventilação, seja no bloco operatório, seja em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI)", esclareceu o médico.

Com o intuito de que este dispositivo existisse "além da pandemia da covid-19", os engenheiros do CEiiA incluíram uma série de "engenhos" que poderão vir a permitir, por exemplo, "a comunicação entre equipa, a conectividade de uma série de equipamentos e a evolução do capacete para apoio de realidade virtual".

A ideia evoluiu "no sentido de o capacete ser não só uma estrutura de proteção, mas também tecnológica e com os desenvolvimentos que se esperam a curto prazo", realçou Francisco Serdoura.

Entre os "engenhos" incorporados no capacete, encontra-se um sistema de 'Bluetooth' que permitirá "controlar a velocidade de comunicação e o som interno".

"O objetivo é isto evoluir como uma plataforma para cirurgia apoiada por imagem", salientou o clínico.

Lembrando que "a pandemia ainda não acabou" e que, à sua semelhança, outras poderão surgir, Francisco Serdoura afirmou ser importante Portugal "ter soberania tecnológica para ter estes equipamentos e criar condições de segurança aos seus profissionais".

Em processo de validação e certificação, o capacete médico terá utilização no combate à pandemia da covid-19, mas também "noutras circunstâncias em que é necessária a proteção individual" dos profissionais de saúde.

O capacete médico é um dos projetos já em curso do 4LifeLAB, um laboratório colaborativo, recentemente aprovado, que pretende posicionar Portugal nas cadeias de valor globais dos mercados de saúde.

 Juntando a excelência e a inovação em ciência, medicina, engenharia e indústria, o laboratório colaborativo visa o desenvolvimento, industrialização e certificação de dispositivos médicos avançados e sistemas relacionados, possibilitando práticas inovadoras que melhorem resultados médicos nas áreas da urgência e emergência.

Segundo Francisco Serdoura, presidente da direção executiva do 4LifeLAB, outro dos projetos a ser desenvolvido é um "hub de mobilidade vertical e horizontal/heliporto", cujo objetivo é "criar novas tecnologias de apoio de emergência médica" com a utilização de drones.

"A mais valia é [este hub] ser usado não apenas como uma plataforma tecnológica, mas ser um heliporto. Espero que muito em breve possam existir drones a sair do CHUSJ e capacetes nos socorristas a prestar assistência", admitiu o médico, que acredita que, com o 4LifeLAB, estão "criadas as condições para fazer algo verdadeiramente diferente e inovador".

O laboratório colaborativo vai ficar sediado no Hospital de São João e deverá contratar, ainda sem números absolutos, "dezenas de profissionais".

O 4LifeLAB tem como parceiros o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, o Centro Clínico Académico (2CA), o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Mico, Fraunhofer AICOS, TMG, WiseHS e FioCruz (Brasil).

 

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.