Teatro de Joana Gama abre mais um ano de medição cultural da cooperativa Oficina

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 06 out 2021 (Lusa) -- O teatro "As árvores não têm pernas para andar", de Joana Gama, destinado aos maiores de três anos, inicia o programa de educação e mediação cultural da cooperativa A Oficina, em Guimarães, com 13 espetáculos até julho de 2022.

Reconhecida no meio artístico como pianista, Joana Gama tenciona sensibilizar o público para a importância das árvores no planeta com a ajuda de um instrumento musical, o 'toy piano', em dois espetáculos agendados para o próximo domingo, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), a partir das 15:00 e das 17:00, estando o primeiro já esgotado.

"O espetáculo terá duas sessões. A primeira sessão está completamente esgotada. E a segunda quase esgotada", adiantou a diretora artística da cooperativa da Câmara Municipal de Guimarães para a cultura, Fátima Alçada, durante a apresentação do programa, decorrida hoje.

Vocacionado para as famílias e para as escolas, o programa de educação cultural 2021/22 inclui outras sessões de teatro, como "No escuro", de Raimundo Cosme, entre 17 e 25 de janeiro de 2022, "Sound check", do Teatro da Didascália, entre 10 e 12 de março, "Má educação", da companhia de teatro Formiga Atómica, entre 30 de março e 02 de abril, e também "Impossível", de Catarina Sobral, já no final, entre 27 de junho e 02 de julho, também no CCVF.

A agenda também contém dança, nomeadamente o espetáculo "Endless", que será apresentado em 29 e 30 de abril, pela companhia Dançando com a Diferença, que estimula a arte entre as pessoas com necessidades especiais desde que surgiu um projeto piloto nesse sentido, em 2001, na Madeira.

O Guidance, festival de dança contemporânea que se realiza habitualmente em fevereiro, reserva um espaço para a educação e mediação cultural em 2022, com os coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz a apresentarem "Sons Mentirosos Misteriosos", espetáculo para maiores de três anos, nos dias 06 e 07.

O programa inclui também uma ópera para a infância e juventude -- "O anel do unicórnio, uma ópera em miniatura", de Ana Lázaro, Martim Sousa Tavares e Ricardo Neves-Neves, entre 25 e 27 de novembro -, duas conferências, um "jogo encenado" e um "filme-performance".

Para além dos espetáculos, A Oficina dá continuidade a projetos como o "Mais Três", que visa estimular a aprendizagem das artes performativas nas escolas do concelho de Guimarães, e proporciona ainda uma série de oficinas e visitas, bem como ações de formação.

 

TYME // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.