Peça sobre "intolerância", baseada em Shakespeare, estreia-se em Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 06 out 2021 (Lusa) -- A peça de teatro "1/2 kg de carne", que explora a "intolerância" e a "desestruturação da estabilidade emocional", a partir de "O mercador de Veneza", de William Shakespeare, estreia-se na sexta-feira, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães.

Com um título que procura "enaltecer e ampliar" o "peso do coração" numa vida humana, a criação evoca os conceitos "de paixão, de vingança, de desentendimento" a partir da obra do dramaturgo inglês, em que Antonio, um mercador, falha o pagamento de um empréstimo a Shylock, um usurário judeu, que tem causado polémica face às interpretações antissemíticas que pode originar.

"Quisemos inspirar-nos nesta obra, porque as temáticas centrais são muito fortes e hoje ainda mais: intolerância, racismo, xenofobia, 'bullying'. Também se aborda as complicações que o amor não assumido traz e a forma como somos desestruturados na nossa estabilidade emocional", adiantou a encenadora Rafaela Santos, também codiretora artística da companhia Amarelo Silvestre, sediada em Canas de Senhorim, concelho de Nelas, distrito de Viseu.

No ensaio para a imprensa decorrido hoje à tarde, a cenografia e os figurinos vermelhos envolviam uma peça em que a fala inaugural -- "na verdade, não sei porque ando tão triste" -, parecia dar eco aos movimentos aparentemente sem rumo e à confusão dos seis personagens quanto às origens dos sentimentos que os 'invadem'.

A partir das imagens criadas em palco e das 10 frases retiradas do texto de Shakespeare, a obra explora também a "incapacidade" dos personagens formarem uma "comunidade", mesmo tentando uma "certa harmonia", para levar o espetador a refletir sobre a contemporaneidade.

"A partir das frases, sucintas mas repetidas, é possível que as pessoas discutam sobre o facto de que obter tudo ao mesmo tempo, e sempre da mesma forma, é também uma forma de não sermos livres. Essa tentativa de uniformização castra-nos a individualidade e a liberdade de sermos diferentes", vincou.

Criadora de "1/2 kg de carne", com o apoio dramatúrgico de Fernando Giestas, o outro diretor artístico da Amarelo Silvestre, Rafaela Santos disse ainda que o título procura "enaltecer e ampliar" o "peso do coração" e o seu "lado simbólico".

Coproduzido pela Amarelo Silvestre e pela Oficina, a cooperativa da Câmara Municipal de Guimarães para a cultura, "1/2 kg de carne" conta com a interpretação de Haroldo Ferrari, ator brasileiro que já fez parte da companhia de Canas de Senhorim, e ainda de Luísa Maria, Mário Alberto Pereira, Rita Morais, Sara Costa e Zé Ribeiro, elementos do Gangue de Guimarães, projeto criado em 2017 para cartografar os artistas com ligação à cidade minhota.

Para a encenadora, as coproduções são "essenciais" para que "os projetos artísticos tenham mais meios" e "singrem" num contexto de "escassez" de recursos.

Depois da estreia, agendada para as 19:30 de sexta-feira, o espetáculo será exibido no Grande Auditório do CCVF no sábado, a partir do mesmo horário.

 

TYME // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.