Surto no lar da Misericórida de Arouca com 65 infetados e uma morte

Surto no lar da Misericórida de Arouca com 65 infetados e uma morte
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um surto de covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Arouca provocou uma morte e 65 infetados entre utentes e funcionários, revelou hoje fonte das autoridades de saúde, indicando que cinco dessas pessoas estão internadas no Hospital São Sebastião.

O contágio foi detetado na segunda-feira no lar de idosos dessa Misericórdia do distrito de Aveiro, no qual a generalidade de utentes e funcionários já estava vacinada.

Segundo a mesma fonte, o óbito registado foi de uma sénior cuja situação clínica já era de alguma gravidade, dada a sua dependência de suplementos de oxigénio e um historial já com várias paragens cardiorrespiratórias.

Quanto aos cinco utentes hospitalizados, a sua situação “é de alguma gravidade”, enquanto os restantes 52, que se mantêm na unidade residencial da Santa Casa, estão em condições estáveis. O mesmo se aplica aos oito funcionários da instituição diagnosticados com a doença.

Contactado pela Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, Vítor Brandão, afirmou que a média etária dos utentes da instituição é de 84,3 anos.

“Não tivemos nenhum caso de covid até este momento. Já por causa disso é que fomos dos primeiros lares do país a ser vacinados, logo em fevereiro”, realçou.

O surto ter-se-á verificado porque, dada “a confiança” associada à inoculação contra o vírus SARS-CoV-2, “uns 30 e tal utentes quiseram ir a casa [de familiares] no fim de semana das eleições, para votar, e pelo menos um deles trouxe a doença no regresso”.

Dias depois da ida às urnas, na passada quinta-feira, todos os utentes da Misericórdia receberam ainda a vacina sazonal contra a gripe, pelo que, aos primeiros sintomas de febre e mal-estar no domingo, a expectativa foi que esses se devessem a essa última inoculação.

“Mas como sou médico e já ando nisto há muito tempo, achei melhor jogar pelo seguro e testámos logo toda a gente à covid-19, acabando por confirmar que, realmente, não se tratava de sintomas gripais”, informou Vítor Brandão.

Uma vez testados todos os utentes e funcionários, a direção da Santa Casa separou então doentes de não infetados, distribuindo-os por dois blocos de edifícios e estabelecendo “circuitos de circulação distintos para cada um”. Todos estão “isolados” da comunidade exterior e contactam com as famílias apenas por videochamada.

Entre os 65 infetados, assegura o provedor, todos estão estáveis. “Só há uma pessoa com febre ligeira, de 37,5 graus, e muitos dos que na segunda-feira apresentavam sintomas já estão assintomáticos”, concluiu.

Segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse, desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2, em dezembro de 2019, a covid-19 já provocou mais de 4,8 milhões de mortes em todo o mundo, entre cerca de 235,3 milhões de infetados.

Em Portugal, onde o primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado em março de 2020, a Direção-Geral da Saúde já registou 18.004 óbitos entre 1.072.037 casos de infeção confirmada.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.