Biografia do médico militar Augusto Sousa Rosa da Grande Guerra à Pérgola da Foz no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 out 2021 (Lusa) - A biografia do coronel médico Augusto Sousa Rosa (1871-1939) destaca o papel do militar na criação de um hospital durante a Grande Guerra e como autarca do Porto, onde promoveu "melhoramentos significativos" sobretudo a nível sanitário.

O livro foi escrito pelo neto, Rui Nuno Sousa Rosa, 55 anos, que ao longo das últimas três décadas consultou vários documentos e arquivos referentes ao médico militar, desde a permanência em Moçambique, no princípio do século XX, à participação na Grande Guerra e depois como autarca da cidade do Porto.  

"O meu avô apesar do papel que teve durante a I Guerra Mundial (1914-1918) e como presidente da Câmara do Porto foi demitido de autarca pela União Nacional e soube-o pelos jornais em 1933. Ao longo dos anos ninguém falava dele e eu sentia uma certa mágoa pelo facto de nunca lhe terem conferido o devido lugar que teve, sobretudo, na história da cidade do Porto", disse à Lusa Rui Sousa Rosa.

Entre outros aspetos, o coronel médico Augusto Sousa Rosa, que ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal do Porto entre 1926 e 1933, impulsionou na cidade "um organismo que acaba por ser o embrião do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica)".

O organismo chamava-se Serviço de Assistência Médica Domiciliária de Emergência e funcionava de forma de permanente através do envio de ambulâncias junto das pessoas mais carenciadas da cidade do Porto.

De acordo com a biografia, o coronel médico Augusto Sousa Rosa "preocupava-se" com as pessoas com poucos recursos tendo impulsionado medidas sanitárias em virtude das "marcas" vividas como médico na Grande Guerra.

Melhorou o abastecimento de água potável, nomeadamente através de fontes públicas, assim como aumentou a rede de esgotos da cidade.

Como presidente da Câmara Municipal do Porto, incrementou a pavimentação das artérias principais da cidade porque "o pó das ruas provocava muitas doenças pulmonares sobretudo entre os mais novos, sendo que a mortalidade infantil era muito elevada" nessa altura, refere a biografia.

Como autarca delimitou também o Parque da Cidade, no local onde se encontra atualmente, e aprovou, entre outras obras públicas, o Jardim de Arca d'Água, na zona oriental da cidade, e as avenidas do Brasil e Montevideu, na Foz do Douro.

"Na verdade, a famosa Pérgula da Foz (avenida do Brasil) foi desenhada pela minha avó à imagem das obras que o meu avô viu em França, durante a missão que cumpriu na Grande Guerra como médico militar", disse Rui Sousa Rosa sobre um dos monumentos de estilo neoclássico mais emblemáticos da cidade do Porto.

O livro, que tem como base documentos do Arquivo Histórico Militar, destaca igualmente o papel de Sousa Rosa como médico militar em Moçambique durante a altura em que contactou com feridos e refugiados da Segunda Guerra dos Boers (1899-1902) e a partir de 1917 na Grande Guerra, em França.

Augusto Sousa Rosa só regressa a Portugal em maio de 1919, "por falta de transporte", e segundo os diários da Ambulância nº6 esteve em três pontos diferentes de apoio aos feridos da frente de combate e a doentes afetados pela pandemia de A/H1N1 conhecida como "gripe espanhola" e que teve origem no Estado norte-americano do Kansas.

Na Grande Guerra, cada divisão do Exército Português em França dispunha de uma ambulância por cada brigada avançada, que era guarnecida oficiais, sargentos e praças e estava ligada a um hospital de sangue.

O livro relata também os detalhes sobre o envio de enfermeiras portuguesas para os hospitais onde se encontravam os efetivos do Corpo Expedicionário Português.

O livro "Augusto Sousa Rosa - Uma Vida, Um Propósito", de Rui Nuno Sousa Rosa, vai ser apresentado quinta-feira, na Câmara Municipal do Porto, e conta com a apresentação do historiador Hélder Pacheco.

 

PSP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.