Sentimento na indústria automóvel alemã "arrefece visivelmente" em setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Munique, Alemanha, 04 out 2021 (Lusa) - O sentimento entre os fabricantes alemães de automóveis e os seus fornecedores "arrefeceu visivelmente" em setembro, com o indicador ifo correspondente a cair para 13,2 pontos, contra 32,0 pontos em agosto, anunciou hoje o instituto alemão ifo.

Num comunicado, o ifo salienta que em julho, o indicador se tinha situado em 52,9 pontos.

"Os últimos números mostram que a indústria automóvel é a indústria mais seriamente afetada pelos estrangulamentos de fornecimento de produtos intermédios", diz Oliver Falck, diretor do centro de organização industrial e novas tecnologias do ifo.

O único impulso positivo vem do estrangeiro, já que as expectativas de exportação melhoraram significativamente, com o indicador a subir para 34,5 pontos em setembro, contra 17,0 pontos em agosto, refere o ifo, adiantando que este fator pode estar a ter um impacto positivo nas expectativas de produção, que aumentaram para 37,4 pontos em setembro, contra 35,4 pontos em agosto.

"Contudo, isto não deve esconder o facto de que a incerteza de muitos consumidores na China, devido à crise do promotor imobiliário Evergrande, está a pesar nos fabricantes alemães de automóveis, que agora produzem mais carros na China do que na Alemanha", diz Falck.

A situação na Alemanha continua crítica, tendo a carteira de encomendas caído de 17,1 pontos em agosto para 5,3 pontos em setembro.

Em julho, o indicador da carteira de encomendas tinha atingido 52,5 pontos.

O indicador da procura diminuiu pela primeira vez desde maio de 2020, ao cair para -15,7 pontos em setembro, contra 1,7 pontos em agosto, adianta o ifo.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.