Novo crédito à habitação cai para 1.261 ME em agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 01 out 2021 (Lusa) -- Os novos empréstimos à habitação somaram 1.261 milhões de euros em agosto, menos 124 milhões que em julho, enquanto os novos empréstimos às empresas caíram 651 milhões, para 2.107 milhões de euros, segundo o BdP.

Em termos homólogos, os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) apontam para um aumento de 407 milhões de euros dos novos créditos para a compra de casa e para uma quebra de 81 milhões de euros dos novos empréstimos às empresas, para o valor mais baixo desde janeiro.

A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação manteve-se em 0,80% no mês de agosto, encontrando-se abaixo de 1% desde agosto de 2020.

Já nos novos empréstimos às empresas em agosto -- dos quais 1.207 milhões de euros corresponderam a empréstimos de montante igual ou inferior a um milhão de euros - a taxa de juro média manteve-se em níveis "historicamente baixos": 1,91%, valor abaixo do registado em julho de 2021 (2,00%) e em agosto do ano passado (1,98%).

Segundo o BdP, a análise por classe de montante mostra que a taxa de juro dos novos empréstimos de montante inferior ou igual a um milhão de euros subiu para 2,22% e a taxa de juro dos empréstimos de montante superior a um milhão de euros desceu para 1,46%.

"Desde o início do ano -- nota - a taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a empresas manteve a tendência de descida observada desde 2012, mas permanece acima da média da área do euro".

No total, os novos empréstimos concedidos pela banca aos particulares somaram 1.861 milhões de euros em agosto, a uma taxa de juro média de 2,39%. Este valor é superior ao registado em julho deste ano (2,28%), mas inferior ao registado em período homólogo (2,75%).

No segmento de consumo, os bancos emprestaram 413 milhões de euros, menos 16 milhões de euros em relação a julho deste ano e mais 50 milhões de euros face a agosto de 2020. No crédito ao consumo, a taxa de juro média foi de 6,66%.

Nos depósitos, em agosto, o montante de novos depósitos de particulares aumentou para 3.746 milhões de euros, dos quais 3.153 milhões de euros foram aplicados em depósitos até um ano.

"A taxa de juro média manteve-se em 0,05%, prolongando a tendência de descida registada nos últimos anos", refere o banco central, recordando que "desde novembro de 2015 que a taxa de juro média dos depósitos de particulares em Portugal se situa abaixo da média da área do euro".

Já os novos depósitos de empresas ascenderam, em agosto, a 791 milhões de euros, dos quais 756 milhões de euros foram aplicados em depósitos até um ano.

A taxa de juro média dos novos depósitos subiu para 0,05%.

Na elaboração destas estatísticas relativas às taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos o Banco de Portugal considera as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro.

Os dados relativos a agosto serão divulgados em 03 de novembro.

PD // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.