Euro cai pela quinta sessão consecutiva e fica abaixo de 1,16 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 set 2021 (Lusa) -- O euro caiu hoje face ao dólar, pela quinta sessão consecutiva, ficando abaixo de 1,16 dólares, um dia depois da presidente do BCE ter defendido que o processo de recuperação económica é "incomum".

Pelas 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1571 dólares, quando na quarta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1601 dólares.

O euro também caiu em comparação com a libra e com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,1579 dólares.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou, na quarta-feira, que o processo de recuperação económica, na sequência da pandemia de covid-19, é "incomum", notando que os níveis pré-pandémicos podem ser alcançados no final do ano.

"Ainda não ultrapassámos as dificuldades. Estamos num processo de recuperação incomum [...]. No final do ano, a zona euro deverá regressar aos níveis pré-pandémicos", referiu Christine Lagarde, que falava, na altura, no fórum do BCE, subordinado ao tema "Além da pandemia: o futuro da política monetária", que decorreu em formato 'online'.

Lagarde destacou ainda a "rápida campanha de vacinação", o fim das restrições, "com exceção das medidas de proteção social" e, consequentemente, o regresso aos locais de trabalho, como alguns dos pontos que estão a contribuir para a recuperação económica.

Contudo, ressalvou que ainda existem "incertezas" que podem condicionar o crescimento, nas quais se inclui a evolução da variante delta.

Divisas...............hoje.................quarta-feira

Euro/dólar............1,1571.................... 1,1601

Euro/libra............0,85955.................. 0,86452

Euro/iene.............128,94.....................129,83

Dólar/iene............111,43.................... 111,91

PE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.