BCE deve manter a monitorização da inflação e estar pronto para agir

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 set 2021 (Lusa) -- O governador do Banco de Portugal (BdP) considerou hoje que a incerteza em relação à subida da inflação requer a monitorização próxima por parte do Banco Central Europeu (BCE), que deve "estar pronto para agir de forma flexível".

Mário Centeno falava na conferência anual do Centro de Investigação em Regulação e Supervisão do Sector Financeiro (CIRSF).

"No que diz respeito à política monetária, a melhor resposta à incerteza é manter o monitoramento próximo, uma mão firme e estar pronto para agir de forma flexível", disse Mário Centeno.

Para o governador do BdP, o BCE tem ferramentas para responder "com agilidade e eficácia".

O BCE, sediado em Frankfurt, aponta para uma inflação de 2,2% na zona euro no final deste ano, um número que deverá baixar para 1,7% em 2022 e 1,5% em 2023, de acordo com as previsões económicas da instituição.

Para Mário Centeno, o crescimento da zona do euro vai continuar "com força e rapidamente", excedendo seu nível pré-crise no quarto trimestre, superando as projeções.

ICO // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.