Comissão do PE aprova Verena Ross à frente da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 30 set 2021 (Lusa) -- A comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu aprovou hoje a alemã Verena Ross na liderança da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e Mercados (ESMA), organismo de supervisão no qual foi diretora executiva, como proposto pelos Estados-membros.

Em causa está uma recomendação hoje aprovada na reunião daquela comissão parlamentar -- com 46 votos a favor, seis contra e cinco abstenções --, que dá então aval à proposta do Conselho da União Europeia (UE) para Verena Ross presidir à ESMA, anunciou a assembleia europeia.

Para este aval -- que acontece após uma audição da alemã em sede de comissão -- ser definitivo, falta apenas a votação final em plenário no Parlamento Europeu.

Entre as questões dos eurodeputados durante a audição está como Verena Ross pretende lidar com questões como finanças e ativos digitais, bem como com a consolidação dos mercados de capitais da UE e com a cibersegurança.

Na semana passada, os representantes permanentes dos Estados-membros junto da UE chegaram a "acordo sobre a nomeação de Verena Ross para presidente da ESMA", indicou à agência Lusa na altura fonte da presidência eslovena do Conselho, acrescentando que "não houve discussão e a votação foi secreta".

A presidência do Conselho de Administração da ESMA está num impasse político de meses, desde abril, devido a um bloqueio nas discussões entre os países.

Verena Ross foi, até junho passado e durante 10 anos, diretora executiva da ESMA, após ter desempenhado funções como diretora da Divisão Internacional da Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido e como membro do comité executivo dessa entidade britânica.

A alemã começou a sua carreira no Banco de Inglaterra, onde trabalhou como economista e depois como supervisora bancária.

Além da especialista em regulação financeira, outro dos nomes apontados era o do italiano Carmine di Noia, tendo-se chegado ainda a falar do nome da antiga ministra portuguesa das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que porém não constava da lista que chegou ao Conselho.

Criada em 2011 e sediada em Paris, a ESMA é uma das três autoridades que compõem o Sistema Europeu de Supervisão Financeira e tem como missão o reforço e a proteção dos investidores e promover a estabilidade e o bom funcionamento dos mercados financeiros.

É uma autoridade europeia independente, que estabelece um conjunto único de regras para os mercados financeiros da UE garantindo a sua aplicação coerente em toda a União.

É ainda responsável pela coordenação das medidas tomadas pelas autoridades de supervisão dos valores mobiliários e pela adoção de medidas de urgência quando ocorre uma situação de crise.

ANE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.