Economia de Cabo Verde cresceu quase 31% no segundo trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Praia, 30 set 2021 (Lusa) - A economia cabo-verdiana cresceu quase 31% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2020, então já afetada pela crise económica provocada pela pandemia de covid-19, segundo indicadores divulgados hoje pelo INE.

De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) com as Contas Nacionais Trimestrais de Cabo Verde, relativo ao segundo trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago cresceu 30,8% de abril a junho.

"Esta evolução é influenciada por um efeito de base - estados de emergências decretados durante o segundo trimestre de 2020 -, que levou a uma recessão sem precedentes [14,8% em 2020] da economia e pela reabertura gradual da atividade económica", explica o INE no mesmo relatório.

De janeiro a março deste ano, o PIB de Cabo Verde tinha recuado 11,0% face ao primeiro trimestre de 2020 (ainda antes dos efeitos da crise provocada pela pandemia), pelo que o arquipélago já cresceu em termos económicos 19,8% no acumulado dos dois primeiros trimestres deste ano.

O crescimento de 30,8% do PIB cabo-verdiano no segundo trimestre de 2021, em termos homólogos, compara ainda com a queda histórica de 31,8% no mesmo período de 2020 (face a 2019), segundo o histórico do INE.

O desempenho no segundo trimestre foi influenciado pelo crescimento homólogo do consumo privado (10,7%), consumo público (29,6%), no investimento (46,4%) e nas exportações (69,3%), enquanto as importações cresceram 27%.

A economia cabo-verdiana cresceu 5,6% no primeiro trimestre de 2020 e recuou 31,8%, 18,2%, 14,3% e 11,0% nos seguintes, voltando ao crescimento (homólogo) no segundo trimestre de 2021, mais de um ano depois.

Cabo Verde fechou 2020 com uma recessão histórica de 14,8%, fundamentalmente devido à ausência de turismo desde março do ano passado, num setor que representa 25% do PIB do arquipélago.

PVJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.