Mondim de Basto vai pronunciar-se em defesa do concelho na consulta sobre lítio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Mondim de Basto, Vila Real, 29 set 2021 (Lusa) -- O vice-presidente da Câmara de Mondim de Basto afirmou que os serviços do município vão estudar o relatório de prospeção de lítio, em consulta pública desde terça-feira, e pronunciar-se em defesa dos interesses do concelho.

"O dossier terá que ser estudado pelos serviços e o município terá que se pronunciar em defesa dos interesses do concelho", disse hoje Paulo Mota à agência Lusa.

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) colocou, na terça-feira, em consulta pública o relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa (PPP) de Lítio das oito potenciais áreas para lançamento de procedimento concursal.

O período de consulta pública decorre até ao dia 10 de novembro.

Mondim de Basto está incluído na área "Seixoso -- Vieiros", com 243,7 quilómetros, que abrange ainda os concelhos de Fafe, Celorico de Basto, Guimarães, Felgueiras e Amarante.

No concelho do distrito de Vila Real, a zona em causa abarca uma área florestal da União das Freguesias de Campanhó e Paradança. A mancha em causa vem do lado de Amarante, atravessa o rio Tâmega e apanha uma parte daquela freguesia.

Paulo Mota encabeçou a lista do PS candidata à Câmara de Mondim de Basto e perdeu as eleições de domingo para o social-democrata Bruno Moura Ferreira.

O presidente eleito disse à agência Lusa que, após a tomada de posse, este 'dossier' será prioritário para o seu executivo, referindo que será feita uma "análise profunda do relatório" para uma "tomada de posição que possa, acima de tudo, defender a população e os interesses do concelho".

"Não posso deixar de dar nota do prazo em que a consulta pública foi publicada, num momento em que há alterações do quadro do executivo dos municípios e, portanto, não teria sido o melhor momento para uma matéria tão importante e com tanto impacto para os territórios", apontou Bruno Moura Ferreira.

A consulta pública teve início dois dias depois das eleições autárquicas.

O relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio identificou "alguns riscos" nas oito potenciais áreas do Norte e Centro do país, reconhecendo ainda assim ser uma oportunidade para a "descarbonização da economia".

"Da avaliação efetuada constatou-se, ainda que potenciais, alguns riscos e oportunidades de melhoria, que deverão ser devidamente acautelados no âmbito da implementação do programa", adianta o documento.

De acordo com o relatório, o Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio (PPPLítio) "constitui uma oportunidade para que a sociedade e a economia evoluam para descarbonização da economia e prossigam a estratégia da transição energética".

No relatório de avaliação ambiental preliminar foram analisadas oito áreas do Norte e Centro do país: Arga (Viana do Castelo), Seixoso-Vieiros (Braga, Porto e Vila Real), Massueime (Guarda), Guarda -- Mangualde (quatro zonas espalhadas por Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra) e Segura (Castelo Branco).

No distrito de Vila Real há já dois projetos de exploração de lítio numa fase mais avançada.

Em Boticas, a Mina do Barroso situa-se em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso, e o projeto está a ser promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda, que prevê uma exploração de lítio e outros minerais a céu aberto numa área prevista de 593 hectares.

No âmbito da consulta pública do EIA da Mina do Barroso, que terminou em julho, foram efetuadas 170 participações e a decisão final vai, agora, ser anunciada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Para a freguesia de Morgade, no concelho de Montalegre, foi assinado o contrato de exploração da mina do Romano com a empresa Lusorecursos e, no início deste mês de setembro, a APA procedeu à instrução do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).

PLI (JML) // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.