Continental Vila Real reduz trabalho para 4 dias/semana por falta de semicondutores

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 28 set 2021 (Lusa) - A unidade industrial de Vila Real da Continental reduziu a semana de trabalho para quatro dias, uma medida que é temporária e está a ser provocada pela falta de semicondutores, disse fonte da empresa.

A medida foi hoje explicada pelo diretor-geral da Continental Advanced Antenna, Miguel Pinto, que afirmou que a alteração da jornada de trabalho, com paragem à sexta-feira e cedendo os colaboradores um dia de férias, "é transitória", foi uma solução "ajustada às exigências do momento" e que acredita "no célere regresso à normalidade".

A unidade de Vila Real da Continental é uma das principais especialistas e fabricantes mundiais de antenas para veículos e a quase totalidade da sua produção é exportada.

Com mais de 500 funcionários esta é uma das maiores empregadoras privadas do distrito de Vila Real.

O responsável disse que as interrupções causadas pela crise imposta pela covid-19 provocaram uma "extrema volatilidade em toda a indústria automóvel".

Explicou que, durante a pandemia, verificou-se o aumento da procura de equipamentos pessoais ('laptops', 'ipads', 'smartphones') para os quais são necessários 'chips' e semicondutores, pelo que, a aceleração da digitalização da economia, associada à maior recuperação do que inicialmente seria esperado na indústria automóvel, levou a que se registasse uma escassez destes componentes a uma escala mundial.

Há também dificuldades no transporte dos materiais provenientes do continente asiático, onde se localizam muitas das fábricas.

Em consequência, algumas fábricas estão a construir menos carros porque não têm componentes, o que afeta toda a cadeia de fornecimento, nomeadamente a Continental Advanced Antenna.

Também a Autoeuropa, em Palmela, volta a parar a produção a partir de segunda-feira e até 04 de outubro devido à "continuidade de escassez de componentes", segundo uma nota da empresa de Palmela aos trabalhadores.

Miguel Pinto referiu que a empresa de Vila Real "tem consciência que se trata de uma situação impactante para o setor, mas de cariz transitória", por isso, mantém "o foco na identificação de soluções ajustadas às exigências do momento".

"Achamos que a melhor solução para salvaguardar os nossos colaborares era cada um de nós trabalhar só quatro dias por semana, cedendo um dia de férias. É o que estamos a fazer durante setembro e poderá haver necessidade de fazê-lo durante mais algum tempo. A nossa expectativa é que seja o mais breve possível, mas é uma forma de salvaguardar todos os colaboradores, todos os nossos colegas e, ao mesmo tempo, poder fazer face a esta situação que é transitória", salientou o diretor-geral.

O responsável reforçou a "responsabilidade social que sempre pautou as decisões da empresa" e que esta "medida foi considerada como sendo a mais adequada e justa para todos os colaboradores".

"Estamos constantemente na procura da melhoria contínua, utilizando sempre que possível materiais alternativos e fornecedores diferentes de forma a garantir a produção", afirmou.

Acrescentou ainda que as "equipas de compras e engenharia continuam a explorar alternativas para reduzir os impactos causados por esta crise global de falta de componentes eletrónicos".

Miguel Pinto referiu que "já se notam algumas tendências de melhoria" e considerou que "este é um problema global que irá ser resolvido", lembrando que a procura pela compra de automóveis se manteve.

Fundado em 1871, o grupo Continental oferece soluções para veículos, máquinas, tráfego e transporte e, em 2020, gerou vendas de 37,7 mil milhões de euros e emprega atualmente cerca de 193 mil pessoas em 58 países e mercados.

O grupo celebra este ano os seus 150 anos.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.