Manuel Clemente é "exemplo de sã convivência entre sensibilidades" - Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 mai (Lusa) -- A Câmara Municipal do Porto elogiou hoje o bispo da cidade, Manuel Clemente, classificando-o "um referencial e exemplo de sã convivência entre todas as sensibilidades" e alguém que sempre esteve ao dispor do Porto.

Em comunicado, a autarquia presidida por Rui Rio disse que a nomeação de Manuel Clemente para patriarca de Lisboa "honra e engrandece a cidade do Porto".

"A Câmara Municipal do Porto associa-se às manifestações de regozijo e de congratulações ao prelado que soube, durante o seu mandato à frente da diocese do Porto, ser um referencial e exemplo de sã convivência entre todas as sensibilidades ideológicas, culturais e religiosas, colocando todo o seu saber e intervenção pública ao serviço de uma sociedade mais justa e solidária", sublinhou, lembrando a medalha de honra entregue ao bispo em 2011.

A autarquia realçou "com particular satisfação o empenho, colaboração e disponibilidade de serviço" que Manuel Clemente, prémio Pessoa em 2009, "sempre manifestou para com a cidade e as suas gentes".

O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.

"O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.

A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente, revelou à Lusa fonte eclesiástica.

TDI (ACG/ARP/JYMC) // CC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.