Venezuela nega acusações de incursão em espaço aéreo colombiano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 27 set 2021 (Lusa) - O Ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, rejeitou no domingo a alegação do Governo colombiano de que um avião venezuelano não tripulado realizara uma incursão não autorizada no país vizinho, no sábado.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros colombiano, "a incursão não autorizada de um avião venezuelano não tripulado" foi detetada após a entrada no país através de uma zona fronteiriça entre os dois países.

Uma alegação que, na opinião de Padrino, é uma fórmula do Governo colombiano "baralhar o diálogo" que o executivo está a desenvolver no México.

"É muito difícil para nós levar a sério o que descreve a narrativa da guerrilha colombiana para turvar o diálogo no México. Faz-nos pensar que as super-agências de inteligência vizinhas passaram da guarda da produção e tráfico de narcóticos ao consumo", escreveu o ministro da defesa venezuelano na rede social Twitter.

A denúncia da Colômbia da incursão da aeronave no país aconteceu na mesma semana em que o 'número dois' das forças armadas venezuelanas, Domingo Hernández Lárez, explicou que tem dados que mostram que um drone militar do país andino violou o espaço aéreo do país das Caraíbas, facto negado pelo Governo colombiano.

A Colômbia e a Venezuela partilham uma fronteira de 2.219 quilómetros, mas as suas relações diplomáticas foram cortadas desde 23 de fevereiro de 2019 por ordem do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na sequência de uma tentativa do líder da oposição Juan Guaidó de atravessar a fronteira a partir da cidade colombiana de Cúcuta, à frente de uma caravana de ajuda humanitária.

MIM // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.