Líder do PAN acredita que o partido pode eleger os primeiros vereadores

| Política
Porto Canal com Lusa

Loulé, 23 set 2021 (Lusa) -- A líder do PAN afirmou hoje no Algarve acreditar que o partido pode eleger os primeiros vereadores nas eleições de domingo, fruto do bom trabalho dos atuais representantes eleitos.

À margem de uma visita à empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos - Algar em Loulé, Inês Sousa Leal revelou que o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) concorreu a municípios onde já tem representação ou trabalho realizado, tendo "duplicado" as candidaturas face a 2017.

"As nossas perspetivas passam, não só por manter a representação que já temos, mas aumentar de deputados para grupos municipais e em alguns municípios conseguir pela primeira vez uma vereação", realçou.

As coligações a que pertence em Cascais e Aveiro deixam a líder esperançosa de eleger elementos do PAN, já que os representantes vão em "lugares elegíveis", mas Lisboa, Porto e Almada são outros municípios onde assumiu que poderia haver uma "agradável surpresa".

Para Inês Sousa Leal, estes resultados são fruto do "trabalho" dos representantes do partido nas assembleias municipais e de freguesia, mas também na Assembleia da República e assumiu que o PAN "quer mais responsabilidade e está preparado para assumir mais responsabilidade.

No entanto, notou que este ano há um "xadrez partidário mais plural", com novas forças políticas a concorrer, o que traz uma "dificuldade acrescida para se conseguir uma vereação", mas lembrou que houve partidos que estiveram "várias décadas" para eleger um vereador ou conquistar uma câmara.

Com a noção que a "bipartidarização muito frequente" nas autárquicas dificulta "muito" a ascensão dos partidos mais recentes aos executivos municipais, a líder do PAN solicitou o voto de quem quer quebrar esta oscilação de poder e pediu a quem quer "uma resposta diferente" que dê oportunidade a partidos "diferentes".

Inês Sousa Leal disse que a sensibilidade das populações para as matérias da proteção ambiental e animal têm vindo "em crescendo" e considerou que a atual situação socioeconómica contribuiu para que se percebesse a importância e a companhia que os animais fazem a muitas pessoas.

As eleições autárquicas disputam-se no domingo, 26 de setembro e o período de campanha eleitoral termina esta sexta-feira.

PYD // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.