Meta dos 85% da vacinação atingida "nos últimos dias do mês" - `Task force´

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 set 2021 (Lusa) -- A `task force´ que coordena o processo de vacinação confirmou hoje que o objetivo de ter 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19 deve ser alcançado nos últimos dias deste mês.

"Estima-se que se alcance a meta dos 85% da população com vacinação completa nos últimos dias do presente mês", adiantou à Lusa a estrutura liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

A vacinação completa de 85% dos residentes em Portugal constitui a referência definida pelo Governo para avançar para a terceira e última fase do plano de alívio das restrições impostas para controlar a pandemia.

O primeiro-ministro prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19, com efeitos a partir de 01 de outubro para evitar "confusão" com as eleições autárquicas de domingo.

"Há condições sanitárias para avançarmos com confiança para a nova fase prevista desde julho no plano do Governo, mas não queremos qualquer acusação de eleitoralismo", declarou à agência Lusa um membro do executivo, depois de questionado sobre a razão de as medidas de alívio a aprovar em Conselho de Ministros não entrarem em vigor já às 00:00 de sábado, mas apenas em 01 de outubro.

Na última quinta-feira, na reunião do Infarmed que juntou especialistas e políticos, Gouveia e Melo adiantou que estariam por vacinar cerca de 400 mil pessoas no país, das quais 150 mil recuperadas [da infeção] e ainda não elegíveis para serem imunizadas contra o vírus SARS-CoV-2.

Segundo os dados de terça-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta dos 85%.

O relatório semanal da DGS indica que 83% da população concluiu a vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 86% - quase 8,9 milhões de pessoas -- já tem pelo menos uma dose da vacina.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.933 pessoas e foram contabilizados 1.063.991 casos de infeção confirmados, segundo dados da DGS.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

PC (PMF) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.