Porto sagra-se pentacampeão em andebol ao vencer Benfica na penúltima jornada

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto sagrou-se na sexta-feira pentacampeão português de andebol, depois de vencer o Benfica, por 26-23, na nona e penúltima jornada da fase final do campeonato.No arranque para o jogo, o Benfica precisava de vencer para se sagrar desde logo campeão, enquanto os "azuis e brancos" precisavam de ganhar com uma diferença de três golos para revalidar o título.

Num jogo com duas partes completamente distintas, o FC Porto foi mais aguerrido nos últimos 30 minutos, altura em que dominou por completo a equipa benfiquista, que nada conseguiu fazer para anular a supremacia do rival.

O equilíbrio foi a palavra de ordem ao longo de toda a primeira parte, com o Benfica a assumir algum comando do encontro, permitindo ao FC Porto apenas colocar-se na frente do marcador aos 11 minutos.

Essa liderança não durou muito tempo e, em pouco menos de dez minutos, a equipa benfiquista passou novamente para a frente do marcador, deixando o grupo portista mais retraído e nervoso.

O intervalo chegou com o Benfica a liderar por um ponto e a fazer acreditar que a luta seria até ao fim.

No entanto, no segundo tempo a história alterou-se.

O FC Porto entrou mais concentrado e determinado, bastante eficaz no ataque e organizado na defesa, não dando qualquer margem de manobra ao Benfica para reagir.

A meio da segunda parte, o jogo estava empatado 20-20, mas, a partir daí, o FC Porto começou a aumentar a vantagem, estando o Benfica quase nove minutos sem marcar.

Na última jornada, o Benfica recebe o Sporting, numa partida em que terá de vencer para garantir o segundo lugar na prova, enquanto o FC Porto desloca-se ao reduto do Sporting da Horta.

Jogo no pavilhão Dragão Caixa, no Porto.

FC Porto - Benfica, 26-23.

Ao intervalo: 12-13.

Sob a arbitragem da dupla Eurico Nicolau e Ivan Caçador, as equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:

- FC Porto: Hugo Laurentino, Gilberto Duarte (3), Daymaro Salina, Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (10), Elias António (1) e Wilson Davyes (7).

Jogaram ainda, Pedro Spínola (2), Filipe Mota, Hugo Rosário e João Ferraz (2).

Treinador: Ljubomir Obradovic.

- Benfica: Vicente Alamo, David Tavares (6), Inácio Carmo (1), Carlos Carneiro (4), Davor Cutura (6), José Costa (3) e Dario Andrade (3).

Jogaram ainda, Tiago Pereira, Cláudio Pedroso, João Pais, João Lopes, Ricardo Candeias e Álvaro Rodrigues.

Treinador: Jorge Rito.

Marcha do marcador: 2-3 (05 minutos), 5-5 (10), 7-6 (15), 8-9 (20), 9-10 (25), 12-13 (intervalo), 15-15 (35), 18-16 (40), 20-20 (45), 22-20 (50), 23-21 (55) e 26-23 (resultado final).

Assistência: 2.115 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.