Disciplina orçamental na zona euro não deve prejudicar políticas de crescimento

| Economia
Porto Canal com Lusa

Atenas, 18 set 2021 (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros alertou sexta-feira que os países da Zona Euro devem "preservar a disciplina orçamental", mas sem prejudicar a recuperação económica europeia e a criação de emprego, após a crise pandémica.

Depois de ter participado na Cimeira dos Países do Sul da Europa, em Atenas, na GréciaAugusto Santos Silvadisse à agência Lusa que ???????na conferência de imprensa final chamou "a atenção para a necessidade de o debate sobre o regresso, o eventual regresso às regras da zona euro, de se fazer de forma que a lógica do semestre europeu não prejudique a recuperação económica da União Europeia".

Augusto Santos Silva salientou que a União Europeia reagiu "bastante bem" à crise económica, provocada pela pandemia da covid-19, libertando fundos financeiros adicionais e adotando políticas de crescimento económico.

"Temos que preservar a disciplina orçamental própria de uma união europeia monetária como é zona euro, mas fazê-lo de forma a não prejudicar as políticas económicas de crescimento e de emprego que precisámos para acelerar a recuperação", realçou.

Na Cimeira dos Países do Sul da Europa participam representantes dos governos da França, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Malta, Croácia, Eslovénia e Portugal, representado na reunião pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O anfitrião da reunião, o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, tinha colocado a crise climática no centro desta cimeira, na qual participam nove países, com a inclusão este ano a nível formal da Croácia e Eslovénia.

 

JML (PCR)//

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.