Festival de "curtas" em Évora começa na segunda-feira com antestreia brasileira

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 16 set 2021 (Lusa) -- "Um Filme de Cinema" é o título da película, do cineasta brasileiro Walter Carvalho, que vai ser exibida na abertura do XVII FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora, na segunda-feira, em antestreia nacional.

Em comunicado, a organização do FIKE explicou hoje que o filme, a exibir na sessão de abertura do festival, às 21:30, no Teatro Garcia de Resende, "tem como cenário inicial um cinema abandonado e em ruínas no interior de Paraíba", no Brasil.

O FIKE, que regressa este ano após o cancelamento da edição de 2020 devido à covid-19, arranca na segunda-feira e prolonga-se até dia 25, sendo promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António de Aguiar, em parceria com a Câmara de Évora.

Dirigido por Luís Pereira, o certame tem também como ponto alto uma homenagem ao cineasta português António-Pedro Vasconcelos, numa cerimónia a 22 de setembro, pelas 19:00, que inclui a apresentação do filme "Jaime".

Um total de 43 filmes, de 20 países, vai estar em competição, nas categorias de ficção, documentário e animação, indicaram hoje os promotores.

Portugal, Suíça, Jordânia, Reino Unido, Itália, Taiwan, França, Alemanha, Turquia, Irão, Peru, Espanha, Bielorrússia, Polónia, Coreia do Sul, Índia, Israel, Canadá, Federação Russa e Brasil são os países de origem das 'fitas' selecionadas para esta 17.ª edição.

Estas curtas-metragens foram selecionadas a partir de 3.116 filmes, provenientes de cerca de 120 países, revelou a organização.

O júri do festival, que celebra este ano o 20.º aniversário, é constituído pelo programador Sérgio Sólas, pela produtora brasileira Carla Osório, pela realizadora e argumentista portuguesa Anna da Palma e pelo cineasta português Vítor Moreira.

"O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto pelo produtor Pedro Borges, pelo diretor de fotografia, editor e realizador Abel Rosa e pelo realizador e documentarista Jorge Costa Campos", disse.

Quanto ao Prémio do Público, "será votado por todos os espectadores que assistirem às sessões de competição" que compõem este festival, acrescentaram os promotores.

O programa do festival, além da competição internacional, inclui diversas mostras paralelas, nomeadamente de cinema cubano, africano e brasileiro, entre outras, uma oficina de "Banda Sonora para Filmes" e uma 'masterclass' sobre "Casting Diretor", entre outras iniciativas.

A edição deste ano do certame conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora.

RRL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.