Casa das Artes de Famalicão retrata visão da Comunidade de Manoel de Oliveira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 15 set 2021 (lusa) - A Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão vai acolher uma exposição que traça o "percurso pelo cinema" de Manoel de Oliveira, reunindo "material exposto pela primeira vez", de forma a retratar a visão de Comunidade do cineasta.

Em declarações à agência Lusa, o programador do "CLOSE-UP -- Observatório de Cinema", Vítor Ribeiro, explicou que a exposição "Manoel de Oliveira, A Comunidade", que vai estar patente de 07 de outubro a 26 de janeiro de 2021, na Casa das Artes, terá como "foco" o modo como os filmes do realizador português "interrogam a amplitude e os contornos da noção de comunidade".

Com curadoria de António Preto e montada através do acervo da Casa do Cinema Manoel de Oliveira -- Fundação de Serralves, aquela mostra "parte de vários pontos de vista, a meio caminho entre a etnografia, a história, a sociologia, ou, ainda, a própria prática do fazer cinema".

Segundo Vítor Ribeiro, a exposição mostra como a obra de Manoel Oliveira, um dos mais importantes cineastas nacionais e mundiais, funciona também como barómetro critico".

"Manoel de Oliveira, A Comunidade", referiu o programador, "é uma espécie de antecâmara para o episódio 6 do 'CLOSE-UP -- Observatório de Cinema', dedicado ao mote da Comunidade", a decorrer em vários espaços da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, de 16 a 23 de outubro.

O CLOSE-UP -- Observatório de Cinema de Famalicão é uma iniciativa da programação da Casa das Artes centrada no cinema, sendo as edições contadas por episódios, cujo programa conta para já com dois filmes-concerto dos Sensible Soccers e Filipe Raposo, acompanhados da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

JCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.