Verstappen penalizado por acidente com Hamilton no Grande Prémio de Itália de F1

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Monza, Itália, 12 set 2021 (Lusa) -- O holandês Max Verstappen (Red Bull) foi hoje penalizado com três lugares na grelha de partida da próxima corrida do Mundial de Fórmula 1, devido ao acidente com o britânico Lewis Hamilton, hoje, em Itália.

Verstappen, que lidera a classificação de pilotos, com 226,5 pontos, mais cinco do que Hamilton, foi considerado responsável pelo acidente com o sete vezes campeão do mundo, durante o Grande Prémio de Itália, em Monza.

O holandês vai cumprir esta penalização no Grande Prémio da Rússia, em Sochi, onde vai ser disputada a próxima corrida, a 15.ª do Mundial.

Depois de ouvidos os dois pilotos, representantes das equipas e revisto o vídeo do acidente, os comissários entenderam que Verstappen foi "o principal responsável" pelo acidente, que aconteceu na volta 26 do Grande Prémio de Itália, vencido pelo australiano Daniel Ricciardo (McLaren).

Na opinião dos comissários, a manobra de ultrapassagem que Verstappen estava a tentar fazer a Hamilton "foi tentada demasiado tarde para o piloto do Carro 33 [Verstappen] ter o direito de espaço de corrida", lê-se no comunicado.

Os comissários entendem que, "em momento algum", Verstappen esteve com a posição ganha, estando apenas "atrás da posição do volante" do carro de Hamilton.

"Apesar de o carro 44 [Hamilton] poder ter-se afastado mais do limite da curva para evitar o incidente, os comissários determinaram que a sua posição era razoável e, consequentemente, consideraram que o piloto do Carro 33 foi o principal responsável do incidente", lê-se ainda no comunicado da Federação Internacional do Automóvel.

Além da perda de três lugares na grelha na próxima corrida, em Sochi, Verstappen foi sancionado, ainda, com a perda de dois pontos na sua superlicença, os primeiros nos últimos 12 meses.

 

AGYR // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.