PCP pede audiência ao Presidente da República

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) - O secretário-geral do PCP pediu hoje uma audiência ao Presidente da República para lhe transmitir a posição do partido sobre o que classifica como "confronto sem precedentes" e "chantagem" por parte do Governo sobre o Tribunal Constitucional.

De acordo com Jerónimo de Sousa, ainda não houve resposta ao pedido por parte do Palácio de Belém.

Na sexta-feira, o TC chumbou três normas do Orçamento do Estado para 2014, incluindo o corte dos salários dos funcionários públicos a partir dos 675 euros.

A conferência de líderes aprovou hoje o envio para o Tribunal Constitucional (TC) do pedido de aclaração que do Governo sobre matérias referentes aos chumbos de artigos do Orçamento do Estado (OE) de 2014.

A decisão foi aprovada pela maioria e a oposição já anunciou que vai recorrer para plenário, numa votação que deverá ocorrer na sexta-feira.

Na carta que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, dirigiu ao parlamento lembra que o autor das normas declaradas inconstitucionais é a Assembleia da República, apelando por isso a que "num espírito de cooperação interinstitucional", Assunção Esteves promova junto do TC a aclaração de duas matérias: por um lado, que o Tribunal Constitucional esclareça os efeitos do acórdão no pagamento dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos e, por outro, que clarifique se a decisão dos juízes se aplica a partir de 30 ou 31 de maio.

HPG/SMA // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Seguro apresenta candidatura a Belém e quer um país “justo e de excelência”

O candidato a Presidente da República António José Seguro disse este domingo que quer um país “justo e de excelência” e prometeu “seriedade, independência e ação”, no discurso de apresentação da sua candidatura, nas Caldas da Rainha.

Programa do Governo aponta neutralidade climática em 2045

O programa do XXV Governo Constitucional, que foi entregue este sábado no parlamento, aponta 2045 como nova meta para a neutralidade climática, encurtando o prazo anterior, até 2050, conforme previsto na Lei de Bases do Clima.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.