Tiago Rodrigues, Albano Jerónimo e Sara Barros Leitão em Guimarães até dezembro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 07 set 2021 (Lusa) -- A cooperativa A Oficina, detida pela Câmara Municipal de Guimarães, vai apresentar espetáculos dos atores e encenadores Tiago Rodrigues, Albano Jerónimo e Sara Barros Leitão, na programação que se estende de setembro até dezembro de 2021, apresentada hoje.

Um ano depois de ter estreado na cidade minhota "Catarina e a beleza de matar fascistas", Tiago Rodrigues regressa com "Please please please", um espetáculo que resulta da colaboração com a coreógrafa francesa Mathilde Monnier e a coreógrafa hispano-suíça La Ribot, que assinala o 16.º aniversário do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em 17 de setembro, a partir das 19:30.

Em 04 de dezembro, o mesmo equipamento cultural recebe a estreia absoluta de "Orlando", uma coprodução com encenação de Albano Jerónimo e texto de Cláudia Lucas Chéu, sobre as questões da "inclusão e das minorias", que, em Guimarães, será "mais do que uma peça de teatro".

"Em Lisboa e no Porto, será uma peça de teatro. Para Guimarães, é mais do que isso. Serão feitas oficinas com as comunidades e um documentário. Será ainda feito um trabalho com os alunos da licenciatura em Teatro da Universidade do Minho. O 'Orlando' é o Orlando da Virgínia Woolf, mas é mais do que isso. Fala sobre questões de identidade de género, de tolerância e de relação com o outro", esclareceu a diretora artística de A Oficina, Fátima Alçada.

No fim de semana seguinte (11 de dezembro), Sara Barros Leitão apresenta-se no CCVF com "Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa", que constitui uma "enorme reflexão sobre as mulheres que desempenham tarefas absolutamente essenciais", mas "são de uma enorme invisibilidade", acrescentou a responsável.

A aposta da cooperativa municipal vimaranense no teatro estende-se ao Teatro Oficina, que regressa aos palcos em 08 de outubro, com "Meio quilo de carne", uma coprodução com a companhia de teatro Amarelo Silvestre, à Mostra de Amadores de Teatro, entre 22 e 24 de outubro, e às ações de formação, agendadas para o período entre 04 de outubro e 31 de maio de 2022.

Na música, o programa distingue-se pelo regresso do Manta, festival de música que se vai realizar em 10 e 11 de setembro, com Silvia Pérez Cruz e Mallu Magalhães, pelos concertos de Manel Cruz (16 de outubro) e de Alice Phoebe Lou (30 de outubro), no Grande Auditório do CCVF, pelo regresso da programação ao café-concerto do CCVF, com os Glockenwise, a 29 de outubro, e pela 30.ª edição do Guimarães Jazz, em novembro.

Na dança, Guimarães vai acolher a estreia absoluta de "I still need... time", criação de Paulo Ribeiro, às 19:30 de 15 de outubro.

A programação contempla ainda a inauguração do segundo ciclo de exposições de 2021, por parte do Centro Internacional de Artes José de Guimarães, e o arranque do projeto Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato, em 30 de outubro, na Loja Oficina, espaço da cooperativa no centro histórico vimaranense.

A propósito do último quadrimestre de 2021, o diretor executivo da Oficina, Ricardo Freitas, adiantou que os espetáculos no Grande Auditório do CCVF vão ter desde já uma lotação máxima de 75% (595 lugares) e que, para outubro, ambiciona ter a sala "sem cadeiras de segurança".

 

TYME // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.