Family Film Project traz ao Porto o realizador sueco Ruben Östlund

| Norte
Porto Canal com Lusa

 A 10.ª edição do Family Film Project regressa ao Porto, de 12 a 16 de outubro, com uma seleção de filmes e uma 'masterclass' do realizador sueco Ruben Östlund, e conta ainda com um cine-concerto de Rui Reininho.

É no último dia do Family Film Project -- Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia, que serão apresentados alguns dos filmes do início da carreira do realizador de "O Quadrado", que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2017.

"Family Again" (2002), "Autobiographical Scene Number 6882" (2005), "Incident by a Bank" (2010), "The Guitar Mongoloid" (2004) e "Involuntary" (2008) podem ser vistos no Cinema Trindade, no dia 16 de outubro.

Segundo destaca a organização em comunicado, são "obras que abordam, de forma inconfundível, as relações familiares e a peripécia humana, combinando realismo sensível com formalismo irónico".

Antes disso, às 14:30, o realizador dará uma 'masterclass' no cinema Passos Manuel.

Rui Reininho e a banda com quem gravou o seu mais recente álbum, "20.000 Éguas Submarinas", atuam a 13 de outubro, no Coliseu Porto, com uma banda sonora criada para "The Shape of Things to Come", "um filme de arquivo que reúne uma seleção amadora de ficção científica/ terror de registos feitos por crianças ítalo-americanas em Nova Iorque nos anos 60".

Esta iniciativa dá continuidade a uma parceria mantida com o Home Movies -- Archivio Nazionale del Film de Bolonha, no âmbito da qual acontece também a conferência "Gesto das Mulheres -- Vida e Obra em Filmes Caseiros Italianos", em que Giulia Simi explora o filme de arquivo "Memoryscapes -- Il Gesto dele Donne", sobre as mulheres e o trabalho.

Será promovida uma 'masterclass' com a realizadora vietnamita-canadiana Carol Nguyen, baseada no filme "No Crying at the Dinner Table", e uma conversa com Catarina Vasconcelos sobre os filmes "Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso" e o multi-premiado "A Metamorfose dos Pássaros".

A concurso pelos prémios de Melhor Curta-Metragem e Melhor Longa-Metragem estão 20 obras de vários países, nas secções "Memória e Arquivo", "Vidas e Lugares" e "Ficção".

Há espaço ainda para o ciclo Private Collection, no dia 12 de outubro, com 'performances' de Flora Détraz, no Maus Hábitos, de Jorge Gonçalves, no Coliseu Porto Ageas, e António Olaio, no Passos Manuel.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga.