Escrito nos interrogatórios da Polícia Judiciária que Giovani "caiu"

Escrito nos interrogatórios da Polícia Judiciária que Giovani "caiu"
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os interrogatórios feitos pela Polícia Judiciária (PJ) imediatamente a seguir à morte de Luís Giovani mencionam que o jovem cabo-verdiano "caiu" na madrugada dos acontecimentos que levaram à morte, foi hoje evidenciado no julgamento que decorre em Bragança.

A informação surgiu durante a audição de um dos inspetores da PJ que conduziu o início do processo em que está em causa se o jovem de 21 anos morreu de uma queda ou de agressão numa contenda, na madrugada de 21 de dezembro de 2019.

A acusação diz que o traumatismo na cabeça que provocou a morte a Giovani resultou de uma alegada agressão com um pau e acusou sete jovens de Bragança de homicídio qualificado, enquanto a defesa dos arguidos tem sido sustentada na hipótese de o ferimento resultar de uma queda numas escadas.

A versão da queda nas escadas consta nos documentos dos interrogatórios aos amigos que acompanhavam Giovani, naquela madrugada, feitos pela PJ, em janeiro de 2020, imediatamente a seguir à morte do jovem, que ocorreu a 31 de dezembro de 2019.

Nos relatórios da PJ está escrito que foi relatado que Giuvani se terá "desorientado e caiu".

O inspetor que testemunhou hoje disse que já não se lembra se foi "caiu" ou "tropeçou" o que lhe disseram.

O uso do termo "tropeçou" por parte do inspetor causou estranheza ao juiz-presidente do coletivo que está a julgar o caso, já que foi o que os amigos e a parte que representa Giovani passaram a usar no julgamento, que começou em fevereiro, em Bragança.

A queda é também referenciada no relatório da autópsia, que foi inconclusiva relativamente à causa da morte, indicando que o traumatismo cranioencefálico pode ter resultado de uma pancada ou de cair desamparado no chão, onde foi encontrado sozinho e inconsciente.

"Como é que perderam o Giovani?" foi a pergunta feita várias vezes pelo juiz-presidente aos três cabo-verdianos que acompanhavam o jovem, e que são ofendidos no processo, e para a qual ainda não houve resposta.

A versão inicial do caso dava conta de que os quatro jovens cabo-verdianos tinham sido agredidos com "paus, cintos e uma soqueira" por um grupo de "15 a 20 homens" que lhe teriam feito uma espera à saída de um bar, onde terá ocorrido um desentendimento.

O Ministério Público descreve na acusação que foram os cabo-verdianos que iniciaram a briga na rua e que os arguidos se juntaram e os agrediram.

No julgamento tem sido relatado que houve uma contenda entre jovens cabo-verdianos e de Bragança no bar, que não envolveu Giovani.

O grupo do jovem foi o último a sair do bar e dirigiu-se para a Av. Sá Carneiro, onde se cruzou com um dos elementos de Bragança, que não está entre os arguidos, e a quem um dos cabo-vderdianos terá dado um murro.

Segundo os testemunhos, terá sido assim que começaram as agressões físicas, que juntaram outros amigos e conhecidos do elemento de Bragança, um deles munido com um pau, com o qual a acusação alega que Giovani foi atingido na cabeça.

Os amigos de Giovani dizem ter conseguido fugir e desceram umas escadas, mais à frente, onde inicialmente foi referido que o jovem caiu e bateu com a cabeça num corrimão e, mais recentemente, que tropeçou, mas não chegou a cair.

Segundo testemunhos ouvidos no julgamento, Giovani foi visto com os amigos naquela zona a queixar-se de dores na cabeça e depois, mais à frente, a caminhar sozinho.

O jovem foi encontrado caído e inconsciente na mesma avenida, mas a centenas de metros do local da contenda.

O alerta para os bombeiros foi dado para um caso de embriaguez e só depois de examinar o jovem é que se aperceberam do ferimento na cabeça.

Luis Giovani não tinha sangue nem qualquer outro ferimento no corpo, segundo testemunhou o médico que o socorreu na Urgência do hospital de Bragança e que alertou a Polícia para a possibilidade de se estar perante um caso de agressão.

Luís Giovani entrou em coma e foi transferido para um hospital do Porto onde morreu 10 dias depois.

A PJ deteve primeiro quatro suspeitos e depois mais três, na época com idades entre 22 e 45 anos, que acabaram acusados pelo Ministério Público de homicídio qualificado consumado, em relação a Giovani, e homicídio na forma tentada, relativamente aos outros três cabo-verdianos.

Os arguidos pediram a abertura da instrução que culminou com a decisão de os levar a julgamento pelo crime de homicídio relativamente a Giovani e a atenuação para ofensa à integridade física, em relação aos restantes queixosos.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.