Pinto da Costa: "Resistimos ao assédio a alguns dos atletas mais requisitados como o Otávio e do Luis Díaz"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Jorge Nuno Pinto da Costa garante que o FC Porto está pronto para todos os desafios de 2021/22. Na página do presidente que assina na edição de setembro da revista Dragões, o líder máximo do clube fala das “várias características especiais” do mês em curso, que contempla a primeira paragem para os compromissos internacionais de seleções e o início das “grandes competições europeias de clubes”.

Na véspera do primeiro dia de setembro fechou o mercado de transferências, durante o qual o FC Porto contratou cinco futebolistas, o que “reforçou a profundidade do plantel em posições que o treinador considerava importante melhorar”. Jorge Nuno Pinto da Costa enalteceu ainda a “capacidade” que o FC Porto teve “para resistir ao assédio a alguns dos atletas mais requisitados pelos clubes mais poderosos financeiramente, como são os casos do Otávio e do Luis Díaz”.

A juntar a isto, o FC Porto “emprestou jovens em que deposita grandes expectativas para o futuro, concedendo-lhes a oportunidade de jogarem mais e crescerem”, acrescentou o presidente. Em resumo, Jorge Nuno Pinto da Costa considera que a equipa está mais forte no arranque desta temporada do que estava no final da anterior. A qualidade do plantel também se reflete nos muitos jogadores que o FC Porto tem ao serviço das respetivas seleções, mas a densidade competitiva a que são sujeitos nesta altura “é absurda”.

“Os interesses dos clubes, que são quem paga aos jogadores, não estão salvaguardados. É incompreensível que haja atletas a representar equipas nacionais menos de 48 horas antes de terem compromissos importantes ao serviço dos clubes”, afirma o presidente portista, reforçando a ideia com aquilo que é foi feito no país vizinha recentemente: “E é ainda mais incompreensível e inaceitável que as instituições que governam o futebol e que deviam ter a preocupação de zelar pela qualidade das competições nada façam para tentar pôr cobro a isto. Essa é a realidade em Portugal, mas mesmo aqui ao lado, em Espanha, o cenário é bem diferente, com a Liga a enfrentar a FIFA em tribunal, a conceder apoios aos clubes e a adiar os jogos das equipas mais prejudicadas pelas seleções”.

Sobre a 25.ª participação do FC Porto na Liga dos Campeões, registo no qual só é superado por Barcelona e Real Madrid, Jorge Nuno Pinto da Costa reconhece que o grupo “é muito difícil”, mas o objetivo é estar nos oitavos de final: “É um desafio à altura da nossa história, desde há muito repleta de grandes momentos de superação”.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.