Covid-19: Vacinados no queimódromo do Porto não têm de repetir inoculação

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 ago 2021 (Lusa) -- A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou hoje que a vacinação a 09 e 10 de agosto no Centro de Vacinação do Queimódromo, no Porto, onde houve problemas de refrigeração, é "válida", não tendo os utentes de repetir a inoculação.

"A vacinação ocorrida no Centro de Vacinação Covid-19 -- Queimódromo do Porto a 09 e 10 de agosto de 2021 foi considerada válida, após análise do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, pelo que se considera que os utentes vacinados nestes dias não terão de repetir esta vacinação", referiu a DGS, em comunicado.

Segundo a DGS, o Infarmed concluiu que as vacinas inoculadas nesses dias não sofreram "impacto na qualidade, estando assegurados os parâmetros de segurança e eficácia exigíveis".

Dessa forma, os utentes vacinados nesses dias têm processos de vacinação válidos, podendo aqueles que já tiverem completado o seu esquema vacinal ter acesso ao certificado digital, sustentou.

Na sequência desta decisão, os certificados digitais covid-19 emitidos às 875 pessoas vacinadas no Queimódromo a 09 e 10 de agosto foram considerados válidos, sublinhou a DGS.

"A partir de ontem [segunda-feira] 40 pessoas que receberam a vacina Comirnaty, da BioNTechPfizer, e 835 pessoas que receberam a vacina da Janssen ficaram elegíveis para obter um certificado digital covid válido, nos termos da orientação 007/2021 da DGS", concluiu.

A vacinação no Queimódromo foi suspensa a 12 de agosto devido a uma falha na cadeia de frio tendo, posteriormente, os laboratórios Unilabs confirmado ter havido "um problema" no frigorífico de armazenamento das vacinas.

Posteriormente, em comunicado, a 'task-force' anunciou que o centro de vacinação do Queimódromo só reabriria depois de apuradas as causas do problema e do atraso na participação da ocorrência.

Já hoje, o coordenador nacional da `task-force´ do Plano de Vacinação contra a Covid-19 defendeu que a reabertura deste centro "pode já não ser útil", independentemente do resultado da investigação aí em curso.

"Temos que ter a certeza de que, ao reabrir, as operações vão correr bem e, também, que aquilo tem utilidade, porque, nesta fase, começamos a estar no fim [da vacinação massiva] e podemos chegar à conclusão de que abrir uma estrutura daquelas no fim do processo pode já não ser útil", declarou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, hoje em ao centro de vacinação de São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

SVF (AYC) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.