Covid-19: Madeira tem 70% dos residentes com a vacinação completa

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 23 ago 2021 (Lusa) -- A Madeira atingiu hoje a marca dos 70% da população com a vacinação completa contra a covid-19, tendo as autoridades regionais estabelecido como próxima meta a vacinação de 85% dos 251 mil residentes no arquipélago

"A Madeira, a partir de hoje, começa a trabalhar nesse sentido", disse o secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no decurso de uma visita ao Centro de Vacinação do Funchal.

O governante explicou que o aparecimento de novas variantes do SARS-CoV-2, nomeadamente a variante Delta, alterou o plano inicial, que apontava a vacinação de 70% da população como forma de alcançar a imunidade de grupo.

"Sabemos que a nova meta será acima de 85%", afirmou.

Pedro Ramos sublinhou, no entanto, que a data de hoje deve "ficar no pensamento de todos os madeirenses" porque 70% da população -- mais de 175 mil pessoas -- já tem o esquema vacinal completo e 77,4% - mais de 194 mil -- tem o processo iniciado.

"É um dia para agradecer à população por ter aderido de forma massiva à vacinação", declarou, referindo que atualmente o processo decorre sem necessidade de agendamento prévio.

Até ao final deste mês, deverá também ficar concluída a vacinação dos jovens entre os 12 e os 17 anos.

O secretário regional da Saúde explicou que o novo ano letivo está a ser preparado "com muito rigor", vincando que alunos e professores serão testados no regresso às aulas.

"É uma medida de segurança para continuarmos a monitorizar a evolução da pandemia na nossa região", declarou.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira regista 357 casos ativos de covid-19, num total de 11.029 confirmados desde março de 2020, e 75 mortos associados à doença.

Sete pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, duas delas em cuidados intensivos.

A covid-19 provocou pelo menos 4.430.846 mortes em todo o mundo, entre mais de 211,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.645 pessoas e foram contabilizados 1.020.546 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

DC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.