Inflação na zona euro sobe para 2,2% em julho impulsionada por preços na energia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 30 jul 2021 (Lusa) -- A taxa de inflação anual na zona euro fixou-se em 2,2% em julho, um aumento face aos 1,9% de junho e impulsionado principalmente pelos preços na energia, segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo gabinete estatístico comunitário, Eurostat.

Dados provisórios hoje publicados pelo Eurostat revelam que, neste mês de julho, a taxa de inflação anual subiu 0,3 pontos percentuais face ao registado em junho.

Entre as principais componentes da inflação da zona euro, o gabinete estatístico destaca que foi no dos preços da energia que se registou a taxa anual mais elevada, de 14,1% em julho, em comparação com 12,6% em junho.

A impulsionar o acréscimo estão também as componentes dos preços dos alimentos, álcool e tabaco (1,6%, em comparação com 0,5% em junho), serviços (0,9%, comparado com 0,7% em junho) e bens industriais não energéticos (0,7%, comparado com 1,2% em junho).

Em julho de 2020, a taxa de inflação anual na zona euro foi de 0,4%.

Em Portugal, a taxa de inflação anual fixou-se em 1,1% em julho deste ano, contra -0,6% em junho de 2021 e -0,1% em julho de 2020.

ANE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.