Hospital de São João com quebra de 9% nas dádivas de sangue e de 4% nos dadores

Hospital de São João com quebra de 9% nas dádivas de sangue e de 4% nos dadores
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, teve este ano uma quebra de 9% do número de dádivas de sangue e de 4% de dadores inscritos comparativamente a 2019 por força da pandemia, foi hoje revelado.

"Sangue não se compra e não se comprando depende da boa vontade de alguns, daqueles que sabem que têm algo que faz falta a outros. Se fosse um bem negociável, não havia esta preocupação, mas é um bem escasso que depende da solidariedade", afirmou hoje Cristina Neves, médica do serviço de Imunohemoterapia do CHUSJ.

Entre janeiro e julho deste ano foram 12.334 os dadores inscritos naquela unidade hospitalar, o que comparativamente a 2019, em que eram 12.913, representa uma quebra de 4%.

No mesmo período deste ano foram ainda realizadas 9.243 dádivas de sangue, menos 9% do que no ano antes da pandemia da covid-19, em que foram 10.103.

Em declarações à agência Lusa, Cristina Neves disse que as quebras são reflexo "não de solidariedade", mas do "medo" que muitos dadores tiveram em se deslocar às instalações do hospital devido à pandemia da covid-19, principalmente depois do Natal, período em que o número de novos casos de SARS-CoV-2 aumentou exponencialmente.

"Tudo isto motivou um decréscimo de dadores e de colheitas", disse, acrescentando, no entanto, que apesar do medo, os doentes que ingressavam nas urgências do hospital "vinham num estado muito debilitado".

"Em período de pandemia, a dádiva de sangue assume ainda um papel mais crucial, porque são menos a doar, são menos a gastar porque entram menos doentes, mas quando entram, gastam muito mais", referiu a médica, que presenciou casos nas urgências que "já não via há muitos anos".

Apesar dos apelos do hospital para a dádiva de sangue, "a resposta não tem sido a desejada".

Com uma reserva de sangue do tipo A positivo (A+) para oito dias, do tipo A negativo (A-) para sete dias e meio, do tipo O positivo (O+) para 14 dias e meio, e de O negativo (O-) para 15 dias e meio, Cristina Neves apelou para a necessidade de se doar sangue.

"Todos os tipos de sangue são necessários porque não sabemos o que pode acontecer. Temos de estar preparados para os doentes que já estão cá dentro, mas também para todos aqueles que por uma situação urgente têm de recorrer a uma urgência", salientou.

Ainda que a reserva de sangue seja renovada diariamente, "não se repõe à velocidade que se gasta".

"Obviamente que podemos entrar numa reserva que cai em números que não gostamos", afirmou a médica, salientando que o Hospital de São João "não está habituado a isso".

"Sentimos mais esta falta porque não estávamos acostumados. No hospital sempre tivemos boas reservas, nunca adiámos cirurgias e queremos apelar para que não tenhamos que tomar essas medidas, que já não tomamos há décadas", sublinhou.

À Lusa, a clínica disse ainda que o acesso ao banco de sangue do Hospital de São João está "muito facilitado" e que não é necessário entrar nas instalações, uma vez que todo o processo de dádiva decorre no exterior da infraestrutura hospitalar e com todas as medidas de higiene e segurança.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.