Manuel Alegre vence prémio de poesia António Ramos Rosa com o livro "Quando"

| País
Porto Canal com Lusa

Faro, 28 jul 2021 (Lusa) -- O poeta Manuel Alegre é o vencedor do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, depois de o júri ter distinguido por unanimidade o seu livro "Quando", anunciou hoje a Câmara de Faro.

Em comunicado, a autarquia, responsável pela atribuição do prémio, refere que "se trata de um livro em que o poeta investe a sua longa experiência de escrita e, ao mesmo tempo, dá uma presença muito forte da subjetividade perdida no tempo atual".

Nesta obra, Manuel Alegre exprime as "marcas da realidade" atual, "mas transcendendo a circunstância através de uma escrita que rompe com os hábitos do poeta, sendo de sublinhar esta renovação de uma das vozes mais fortes" da poesia portuguesa.

Este prémio, do qual já se realizaram sete edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015, 2017 e 2019, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também "reconhecer o labor dos já consagrados", lê-se na nota.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 4 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

O júri do prémio é constituído pelo poeta, crítico e professor Nuno Júdice, pela professora Carina Infante do Carmo, docente na Universidade do Algarve, e pela jornalista e escritora Isabel Lucas.

Após a sua interrupção, em 2009, o prémio foi recuperado em 2015, apresentando hoje um valor monetário de 5.000 euros e sendo atribuído bianualmente, desde então.

Em todas as edições, o prémio já teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz.

O prémio António Ramos Rosa distingue o patrono da Biblioteca Municipal de Faro, que nasceu nesta cidade e foi um "vulto maior do panorama poético nacional e internacional".

Esta iniciativa da Câmara de Faro conta com o patrocínio da Fundação Millenium BCP e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Universidade do Algarve e do Jornal de Letras, Artes e Ideias.

MAD // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados