Boeing passa de prejuízos a lucros de 587 milhões de dólares no 2.º trimestre

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 28 jul 2021 (Lusa) - O grupo aeronáutico Boeing alcançou um lucro líquido de 587 milhões de dólares no segundo trimestre, contra um prejuízo de 2,4 mil milhões de dólares no mesmo período de 2020, marcado pela queda do tráfego aéreo.

O lucro (equivalente a 497,5 milhões de euros) foi alcançado após seis trimestres de perdas, levando a Boeing a decidir permanecer com os níveis de emprego atuais e recuperar das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19 e dos problemas com o modelo de avião 737 MAX.

O grupo, que devido à pandemia tencionava reduzir os funcionários para 130.000 até ao fim de 2021, contra 160.000 no início de 2020, decidiu não eliminar tantos postos de trabalho.

Os níveis de emprego atuais, com cerca de 140.000 trabalhadores, vão manter-se, indicou o diretor-geral, Dave Calhoun, numa mensagem aos funcionários.

O volume de negócios entre abril e junho melhorou 44% e atingiu 17 mil milhões de dólares.

A receita foi impulsionada pelo recomeço das entregas de aviões 737 MAX, que estiveram proibidos de voar durante 20 meses, após dois acidentes mortais e que foram autorizados a retomar os voos no final de 2020. Desde então a Boeing fez a entrega de 130 aviões.

No entanto, a divisão de aviação comercial continua deficitária. O construtor aeronáutico enfrenta agora problemas no fabrico do modelo 787, o que deve levar a uma suspensão das entregas destes aparelhos.

Para conseguir mais dinheiro, a Boeing conta com a divisão de defesa, espaço e segurança, cuja faturação cresceu 4% no trimestre, e com a divisão de serviços aos clientes, cuja receita aumentou 17%.

EO // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.