Amnistia Internacional condena violência nas regiões anglófonas dos Camarões

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Yaoundé, 28 jul 2021 (Lusa) -- A Amnistia Internacional (AI) condenou hoje a escalada de destruição nas regiões anglófonas dos Camarões, onde um conflito separatista sangrento colocou grupos rebeldes armados contra o exército durante quatro anos.

Novas investigações da AI, incluindo a análise de imagens de satélite, "revelaram a devastadora destruição causada pelo conflito em curso nas regiões anglófonas dos Camarões", disse a ONG num novo relatório.

Salienta que os combates entre vários grupos armados que exigem a independência da parte do país habitada pela minoria anglófona e pelo exército "continuaram sem cessar (...) com civis a suportar o peso de mortes ilegais, raptos e destruição generalizada de casas e aldeias".

"A violência intensificou-se recentemente em algumas zonas do noroeste", uma das duas regiões anglófonas dos Camarões, com vários polícias e gendarmes mortos por separatistas, entre junho e julho, e um civil morto pelo exército, afirmou.

Localizado na fronteira nigeriana, o distrito de Nwa, no noroeste do país, foi particularmente afetado pela violência, segundo o relatório.

"Entre 22 e 26 de fevereiro de 2021, pelo menos 4.200 pessoas foram deslocadas de sete aldeias em Nwa, na sequência de ataques de grupos de autodefesa Fulani, nos quais pelo menos oito pessoas foram mortas.

Também em fevereiro, pelo menos quatro aldeias do distrito foram destruídas ou queimadas, de acordo com a Amnistia, que disse estar a basear a sua análise em imagens de satélite.

Na região Noroeste, as comunidades Mbororo, originalmente nómadas Fulani, mas que se instalaram nos Camarões de língua inglesa durante vários anos, "pagam um preço pesado".

Desde 2017, "162 Mbororo foram mortos, cerca de 300 casas foram queimadas, 102 pessoas foram raptadas, resultando no pagamento de quase 270.000 euros de resgate", disse a ONG, que afirma ter obtido estes números dos grupos Mbororo, na ausência de dados oficiais. Os separatistas acusam geralmente estas comunidades de apoiarem as autoridades.

A ONG também denuncia abusos cometidos por grupos Fulani armados, aos quais os Mbororos estão ligados.

Desde 2017, as manifestações de membros da minoria anglófona dos Camarões, no noroeste e sudoeste, que culpam a maioria francófona e o indomável Presidente Paul Biya, 88 anos e no poder há mais de 38 anos, por os marginalizar, degeneraram num conflito mortífero.

Em quatro anos, o conflito já levou à morte de mais de 3.500 pessoas e obrigou mais de 700.000 a fugir das suas casas.

SMM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.