Água e esgotos de Paços de Ferreira são os mais caros no Tâmega e Sousa

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 17 mai (Lusa) - Os munícipes de Paços de Ferreira são os que, no Tâmega e Sousa, pagam mais pelos serviços de água, esgotos e resíduos, atingindo os 282 euros anuais, revelam dados oficiais relativos a 2012.

De acordo com os indicadores da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em Paços de Ferreira os encargos daquele conjunto de serviços suportados pelos munícipes pesam quatro vezes e meia mais do que no concelho de Cinfães, onde o custo anual é de 60,60 euros.

Os dados da ERSAR reportam-se aos custos imputados aos consumidores domésticos, num universo de 278 concelhos, para um consumo de água anual de 60 metros cúbicos.

Paços de Ferreira continua a ser o município da região onde a água é mais cara, representando um encargo anual de cerca de 136 euros, o sexto mais elevado do país. Em Paços de Ferreira, a água é sete vezes mais cara do que em Amarante, onde os munícipes pagam a tarifa mais pequena do território (19,20 euros por ano).

Os concelhos de Paredes e Penafiel também apresentam custos da água acima da média da região.

Também os encargos com o saneamento, em Paços de Ferreira, são os mais pesados do Tâmega e Sousa e ocupam a posição 11 em termos nacionais, ultrapassando os 93 euros, 11 vezes mais do que os cobrados em Resende (8,40 euros por ano).

Na componente dos resíduos domésticos, Felgueiras é o concelho mais caro, com um encargo anual para os munícipes de 73,44 euros, o oitavo mais elevado do país. Por aquele serviço, Felgueiras paga 5,27 vezes mais do que Baião, o concelho com as tarifas mais reduzidas (13,93 euros por ano).

No quadro dos custos globais dos três serviços, liderado por Paços de Ferreira, o segundo lugar é ocupado por Paredes, com 229 euros por ano, seguindo-se Lousada (197,26) e Penafiel (194,40).

No plano inverso, os custos mais baixos ocorrem em Cinfães (60,60), seguindo-se Resende (65,40) e Castelo de Paiva (87,72).

A média do custo destes serviços no conjunto dos 12 municípios é de 149,69 euros.

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.