Festival Semibreve regressa a Braga em outubro com sete estreias mundiais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 27 jul 2021 (Lusa) -- O Festival Semibreve vai regressar a Braga entre 28 e 31 de outubro, com um programa de concertos, instalações, oficinas e conversas que inclui sete estreias mundiais, anunciou hoje a organização.

"A edição de 2021 do Semibreve decorrerá entre 28 e 31 de outubro em diversos locais da cidade de Braga, com um programa que transforma as dez edições que lhe antecederam em matéria temática, a partir da qual serão apresentadas novas abordagens, trabalhos ou colaborações por um leque de artistas que fazem parte do percurso do festival", avançou a organização, em comunicado.

O programa inclui "encontros únicos" como a atuação da harpista norte-americana Zeena Parkins com o artista português André Gonçalves, a reunião entre a sueca Klara Lewis e a britânica Nik Void com o português Pedro Maia, ou entre a norte-americana Laurel Halo e o britânico Oliver Coates.

Segundo a organização do festival, o libanês Rabih Beaini vai estar em palco com as harpistas portuguesas Angélica Salvi e Eleonor Picas, dando-se igualmente a estreia mundial do novo projeto de Rafael Toral, intitulado Time Bridges.

No Semibreve estará ainda o coletivo norueguês Supersilent, composto por Helge Sten (Deathprod), Arve Henriksen e Ståle Storløkken.

"O Semibreve apresentará ainda duas performances duracionais, especificamente concebidas para o festival. A compositora norte-americana Yvette Janine Jackson apresentará uma obra para eletrónica e violoncelo, que será interpretado ao vivo pela australiana Judith Hamman; e a britânica Flora Yin-Wong apresentará uma peça eletrónica multicanal", acrescenta a organização.

Os coletivos Mera e Turva vão apresentar "sessões de cariz audiovisual pensadas de raiz para o Semibreve 2021".

O festival salienta que vai decorrer "em cumprimento absoluto das regras de saúde pública impostas pela pandemia covid-19, e em articulação com as autoridades de saúde locais, adaptando-se à necessidade de cumprir com as regras de distanciamento social, bem como à previsível redução de lotação dos espaços nos quais decorrerá".

"Como tal, o acesso total ao programa será limitado aos portadores de passes gerais adquiridos para a edição de 2020, que são válidos para a edição de 2021. Mais bilhetes serão disponibilizados caso as regras vigentes o permitam", pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

No ano passado, o Festival Semibreve, dedicado à música eletrónica e arte sonora, reformulou a edição por causa da covid-19 para ter uma programação sobretudo 'online' e com algumas atuações no Mosteiro de Tibães.

TDI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.