Bragança, Vila Real e mais 12 concelhos em alerta máximo de incêndio 

Bragança, Vila Real e mais 12 concelhos em alerta máximo de incêndio 
| Norte
Porto Canal com Lusa

Quatorze concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Em risco muito elevado o IPMA colocou mais de 50 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra e Faro e em risco elevado outros mais de 80 dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê pequena subida da temperatura máxima no Sul, céu limpo, com nebulosidade matinal no Norte e Centro, e vento por vezes forte nas terras altas e no litoral oeste durante a tarde.

As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 34º (Évora) e as mínimas entre os 12º (Viseu) e os 21º (Faro).

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.