ECDC estima 20% do pessoal dos lares sem vacinação e pede cuidados para idosos

ECDC estima 20% do pessoal dos lares sem vacinação e pede cuidados para idosos
| País
Porto Canal com Lusa

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) estima que mais de 20% dos profissionais dos lares na Europa não estejam vacinados, quando ainda surgem surtos em países como Portugal, pedindo esforços de contenção aos países.

 

Os dados foram hoje divulgados num relatório de atualização de risco, no qual o ECDC fala em "vários surtos recentes de covid-19 em instalações de cuidados a longo prazo na União Europeia e Espaço Económico Europeu [UE/EEE]".

"Os surtos de covid-19 em lares nos países da UE/EEE têm causado morbilidade e mortalidade significativas desde o início da pandemia de covid-19. Assim, os programas de vacinação deram prioridade aos residentes como um dos principais grupos alvo da vacinação e, embora a morbilidade e a mortalidade nesta população tenha diminuído drasticamente com o aumento progressivo da vacinação, vários surtos continuaram a ocorrer durante 2021, coincidindo com elevados níveis de transmissão comunitária e vacinação incompleta dos residentes e do pessoal", alerta a agência europeia no relatório.

Esta advertência surge numa altura em que a variante Delta, detetada na Índia e muito mais transmissível, é dominante em praticamente todos os países europeus, e em que "mais de 20% do pessoal dos lares não se encontra vacinado" contra a covid-19, de acordo com as estimativas do ECDC, que ainda assim admite a "falta de dados fiáveis sobre a cobertura vacinal" nestas estruturas.

O centro europeu prevê também que estes casos de surtos "continuem até que uma maior proporção da população em geral esteja totalmente vacinada, a menos que sejam implementadas intervenções não-farmacêuticas [medidas de contenção] mais rigorosas", indica o relatório consultado pela Lusa.

No documento, o ECDC destaca que seis países -- Portugal, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo e Noruega -- notificaram a agência sobre 18 surtos de SARS-CoV-2, dos quais 17 incluíam casos tanto entre residentes como entre o pessoal.

Atento nestes exemplos, a agência europeia refere que, em 16 destes surtos, foram detetados casos de covid-19 entre residentes dos lares totalmente vacinados. No que toca à vacinação do pessoal, era inferior a 80%.

"Níveis elevados de transmissão comunitária de SARS-CoV-2 aumentam o risco de surtos em lares e o risco de infeção para indivíduos vulneráveis não vacinados ou parcialmente vacinados", avisa o ECDC no documento, lembrando estarem em causa pessoas de risco por causa da "idade e condições subjacentes".

E lembrando que este "nível global de transmissão na população em geral tem um impacto direto no risco para os residentes dos lares", o centro europeu pede aos Estados-membros a "continuação de medidas para manter ou reduzir a propagação", de forma a assim "reduzir o risco para este grupo vulnerável".

Em específico para esta população, o ECDC exorta os países europeus a "assegurar rapidamente a cobertura total da vacinação dos residentes de lares e de todas as pessoas em contacto com eles", bem como à "implementação de medidas para reduzir o risco de introdução do vírus".

Esta agência europeia pede ainda uma "identificação precoce de casos de covid-19" nestas estruturas, com testes e rastreios frequentes, e um "cumprimento meticuloso" das medidas restritivas para residentes, pessoal e visitantes, "independentemente da cobertura vacinal, assegurando ao mesmo tempo que as necessidades de saúde mental dos residentes sejam tomadas em consideração".

A ferramenta 'online' do ECDC para rastrear a vacinação na UE, que tem por base as notificações dos Estados-membros, indica que uma média de 78,5% dos idosos com mais de 80 anos já tem a vacinação completa e 82% recebeu uma dose da vacina, percentagens que sobem para 81,9% e 85,6%, respetivamente, na faixa etária dos 70 aos 79 anos.

Em termos gerais, 53,9% dos adultos da UE tem já as duas da vacina e 68,3% apenas uma.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.