Naohisa Takato vence no judo e garante primeiro ouro do Japão

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 24 jul 2021 (Lusa) -- O judoca Naohisa Takato conquistou hoje a primeira medalha de ouro para o Japão, a competir em 'casa' nos Jogos Olímpicos em Tóquio2020, enquanto Distria Krasniqi deu o segundo ouro de sempre ao Kosovo.

Takato, tricampeão mundial e bronze no Rio2016, venceu a final dos -60 kg masculinos, ao bater o taiwanês Yang Yung-wei, enquanto Krasniqi superou a nipónica Funa Tonaki nos -48 kg femininos, prova em que Catarina Costa ficou perto do bronze.

A fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos, a judoca portuguesa terminou em quinto lugar, depois de perder por 'ippon', a 54 segundos do fim, o combate para a atribuição da medalha de bronze com a mongol Urantsetseg Munkhbat.

Nos Jogos de Tóquio2020, Catarina Costa foi a primeira de oito judocas lusos em prova, faltando competir Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e o bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg), e Rochele Nunes (+78 kg).

Minutos depois do desalento de Tonaki na prova feminina, Naohisa Takato arrecadou o primeiro ouro para o Japão e sagrou-se campeão olímpico pela primeira vez, aos 28 anos, vencendo o duelo com Yang Yung-wei por 'ippon', quando o combate já estava em morte súbita.

As medalhas de bronze foram para o cazaque Yeldos Smetov e o francês Luka Mkheidze.

Antes, Distria Krasniqi comprovou a liderança do ranking mundial feminino e ficou com o ouro nos -48kg, apenas o segundo do seu país em Jogos Olímpicos, juntando-se à também judoca Majlinda Kelmendi, vencedora da categoria -52kg no Rio de Janeiro.

O golpe que deu o triunfo só apareceu a 20 segundos do final do combate, com Krasniqi a vencer por 'waza-ari'.

Além de Urantsetseg Munkhbat, a ucraniana Daria Bilodid também garantiu o bronze.

LG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.