Crianças e bailarinos "dão corpo" à peça "Peixe Dança" que se estreia sexta-feira em Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 22 jul 2021 (Lusa) -- Crianças e jovens da Casa de Acolhimento Residencial António Cândido e bailarinos da Kale Companhia de Dança, em Vila Nova de Gaia, "dão corpo" à peça de dança "Peixe Dança", que se estreia na sexta-feira, no armazém 22.

A peça, uma criação artística da coreógrafa Aldara Bizarro, junta em palco jovens bailarinos profissionais e jovens cujo contacto com as artes do espetáculo é "muito pouco ou nenhum", contou à Lusa a coreógrafa.

A "Peixe Dança", que se desenvolveu durante três semanas, trabalha a "ideia de corpo e de como este está treinado para dançar e se exprimir", disse Aldara Bizarro à margem de um ensaio de imprensa.

"O que oferece um corpo na sua forma mais pura a uma obra de dança e o que oferece um corpo que cresceu dentro da dança à mesma obra", disse a coreógrafa, questionando o lugar de cada um, no esforço de criação.

Em palco, vestidos de cores fortes como azul, verde, amarelo ou laranja, os bailarinos, de diferentes idades e aptidões, vão-se alinhando e desalinhando "ao sabor do corpo".

Aldara Bizarro contou que o processo não foi fácil, porque para as crianças e jovens da Casa de Acolhimento Residencial António Cândido, que participam na peça - o mais novo com cinco anos -, é "tudo muito novo", não tendo perceção da necessidade do silêncio, da exigência e da atenção.

Estas são competências que foram, porém, conquistando, à medida que o grupo se foi criando e solidificando.

Aldara Bizarro acredita que, quando "ouvirem as palmas do público", no final, vão perceber que "tudo fez sentido".

A coreógrafa sublinhou que o silêncio é "essencial" para o corpo "poder falar", dizendo que é como se a "dança fizesse a sua própria dramaturgia".

Os corpos, uns muito bem treinados e outros nem tanto, constroem um "diálogo muito rico de dança", transmitindo a ideia de união que envolve toda a peça, comentou.

"Em palco tentamos sempre estar muito unidos e criar a ideia de um todo, uma espécie de cardume, e ter patente a ideia de que precisamos de estar juntos para responder às situações que nos são colocadas na vida", concluiu Aldara Bizarro.

A peça de dança "Peixe Dança" sobe ao palco na sexta-feira e no sábado, pelas 19:00, no armazém 22, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

SVF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.